Carlinhos Maia foi condenado a pagar R$ 30 mil à artista plástica Lau Rocha, cuja obra de arte foi vandalizada pelo humorista na suíte de um hotel em Aracaju.
VEJA ESSA
Para quem não se lembra, na ocasião, ao gravar um vídeo que era para ser divertido, o famoso rabiscou olhos e boca na personagem do quadro. “Os hóspedes desse hotel vão me agradecer“, disse ele, na época.
Segundo o colunista Leo Dias, a decisão foi tomada pelo juiz Cristiano José Macedo Costa, da 11ª Vara Cível do município e cabe recurso.
“O ato praticado pelos demandados implicou, por si só, na modificação da obra de autoria da requerente e, por consequência, na violação do seu direito moral de integridade“, pontuou o magistrado “Há, sem dúvida, a existência de um dano moral que merece ser reparado, e, desta forma, passo a analisar o valor a ser arbitrado a título de indenização“, completou.
Apesar do valor determinado, o pagamento pode ser ainda maior, já que foi acrescida multa de 1% ao mês, contados desde 27 de outubro de 2019, ano em que ocorreu a vandalização e a denúncia foi protocolada.
Também está previsto que Carlinhos pague mais R$ 4,5 mil de custas processuais e verbas honorárias. Na ação, a proprietária do hotel também é ré e se viu obrigada a devolver a obra à artista, além de pagar indenização à ela.
Após a decisão, Lau celebrou no Instagram. “Quero registrar que foi feita justiça no caso da vandalização de obra de arte de minha autoria, com sentença que condenou os responsáveis ao pagamento de indenização e devolução do quadro. Embora ainda caiba recurso, essa decisão é uma vitória importante, que exalta o respeito a quem produz a arte que livra da ignorância. A quem esteve ao meu lado nessa caminhada, deixo meu agradecimento afetuoso“, escreveu.
Nos comentários, a artista recebeu apoio dos seguidores. “Você merece, amiga! Merece respeito acima de tudo. Como você bem disse: a sua arte nos salva e isso merece respeito!“, disse uma mulher. “Gente, que notícia ótima“, comentou outra. “Parabéns! Muito feliz por você. Grande artista“, opinou uma terceira.
Carlinhos também se manifestou. “Galera, sobre o quadro! Fica a lição pra mim para todos: mesmo que a obra tenha sido comprada há anos, você não pode desenhar em cima. Mesmo com a autorização de quem pagou pelo quadro, ‘como foi o meu caso’! Mais uma vez, ficam minhas desculpas“, disse ele num storie.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.