Moacyr Franco volta a aparecer na Globo aos 84 anos e deixa todos surpresos

Moacyr Franco era contratado do SBT (Imagem: Reprodução / Globo)

Moacyr Franco é uma das estrelas da nova temporada de Segunda Chamada, que estreou na sexta-feira (10) no Globoplay, da Globo, e a sua presença deixou muita gente surpresa, já que sua imagem era tão marcante no SBT.

Na história, seu personagem é um idoso que decide voltar a estudar, mostrando o quanto é difícil a realidade de pessoas de sua idade, 84 anos, que tomam essa iniciativa corajosa no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Ele interpreta Gilsinho, que começa o ano letivo animado para concluir os estudos, mas é prejudicado por sofrer com o Alzheimer, se esquecendo rapidamente das coisas, inclusive das matérias a serem estudadas.

Para completar, ele não sabe lidar com as situações simples do cotidiano e chega a bater em um aluno que senta em seu lugar. Recentemente, na vida real, ele exaltou o seu novo trabalho na Globo.

Entretanto, o ator também se manifestou sobre Sérgio Reis, alvo de inquéritos depois que deu voz aos atos antidemocráticos do início do mês, em entrevista ao jornal O Globo:

“Achei uma pena (artistas terem desistido de participar do novo disco do artista), porque o Sérgio não é isso. Ele é uma pessoa muito legal, companheiraço, preocupado com os outros. Depois, é um homem já doente…”.

Questionado sobre temas políticos, ele desconversou: “Estou evitando tocar nesse assunto. É um momento de mexida, tempos de balanço”.

Moacyr Franco falou com certo grau de tristeza sobre o fato de ter que “provar para os filhos” que existiu e foi um dos pilares da TV em seus primeiros anos.

“Chega uma hora em que tudo se perde. Ninguém fala de mim, do meu passado glorioso. Nunca fui muito comentado”, lamentou.

O desabafo dele veio com uma história: Moacyr recebeu de Bruno Mazzeo uma reportagem da Revista Intervalo, de 1963, sobre o sucesso do seu programa, Moacyr Franco Show, na TV Excelsior.

Assim que recebeu a publicação, Franco enviou aos filhos.

“Às vezes, estou no meio de uma história e me dá uma vergonha danada, porque eles pensam que estou mentindo. Aí falo, ‘pode perguntar para o… ih, morreu!’, ‘já sei, eu estava com o… morreu!’. Morreram todos! Mas não tenho lamentação, eu fui trabalhando”, declarou.

O veterano disse que perdeu trabalhos por causa da pandemia. “Ela me tirou o emprego e o direito autoral. Fecharam os botecos, onde sempre tinha uma música minha tocando. Acabou com os shows sertanejos, que cantam minhas canções. O meu show era para velho, mas os velhos morreram…”, disparou.

Sobre Segunda Chamada, Moacyr Franco vive Seu Gilsinho, um senhor que volta a estudar depois que descobre que está com Mal de Alzheimer. Em uma cena, o personagem tem um lapso e se esconde sob um móvel da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus.

“A gente arregaçou nessa cena! Foi tão bonito que, quando terminou, nos abraçamos sem máscara e tudo”, entregou.

Confira:

Moacyr Franco em Segunda Chamada (Imagem: Divulgação / Globo)

Lucas Medeiros
Escrito por

Lucas Medeiros

Redator Publicitário e Gestor de Marcas. Formado em Comunicação Social pela UFRN, escreve desde 2011 sobre o universo televisivo, séries, filmes e novas mídias de forma conectada com as tendências da atualidade.