Globo exalta Marília Mendonça no fim de semana; Huck e Fantástico se destacam

Marília Mendonça

Com homenagens a Marília Mendonça, Domingão com Huck é líder de audiência (Imagem: Reprodução / Globo)

Desde a tarde da última sexta-feira (5), com o anúncio da morte de Marília Mendonça (1995-2021), todos os canais abertos falaram sobre a cantora. Os maiores e mais emocionantes tributos ficaram por conta do Domingão com Huck e o Fantástico, da Globo.

Domingo

Com uma carta aberta a Leo, filho de Marília Mendonça, e a participação de vários cantores com os maiores hits da artista, o Domingão com Huck foi líder de audiência com 19,1 pontos de média, 23,1 pontos de pico e 32% de share (número de televisores ligados), ante 7,6 pontos da Record, 6,7 do SBT, 2,2 da Band e 0,7 da RedeTV!. O programa foi exibido das 18h02 às 20h30.

No Fantástico, com as últimas informações sobre o trágico acidente de avião e a primeira entrevista com Murilo Huff, ex-namorado de Marília, a Globo liderou com 23,0 pontos de média, 26,2 pontos de pico e 36% de participação, das 20h30 às 23h22, contra 8,8 pontos da Record, 6,6 do SBT, 3,0 da Band e 2,1 da RedeTV!.

Ainda no domingo, o especial Marília Mendonça – Todos os Cantos esteve em primeiro lugar durante o seu período de exibição, das 15h02 às 15h43, com 12,2 pontos de média, 13,7 pontos de pico e 25% de televisores sintonizados, diante de 6,7 pontos do SBT, 5,9 da Record, 2,4 da Band e 0,1 da RedeTV!.

Sexta-feira

Na sexta-feira (5), com o Plantão sobre o acidente e a morte de Marília Mendonça, a Globo anotou a liderança com 18,4 pontos de média, 22,6 pontos de pico e 35% de share, ante 7,8 pontos da Record, 6,2 da Band, 4,7 do SBT e 0,1 da RedeTV!.

Com a cobertura sobre a morte da sertaneja, o Jornal Nacional assegurou a maior audiência do mês: 29,1 pontos de média, 33,7 pontos de pico e 48% de participação, contra 13,0 pontos da Record, 4,7 do SBT, 1,1 da Band e 0,2 da RedeTV!.

Com o especial Marília Mendonça, apresentado por Patrícia Poeta, das 23h26 à 1h08, a Globo conquistou o primeiro lugar com 20,2 pontos de média, 29,0 pontos de pico e 44% de televisores sintonizados, diante de 4,7 pontos do SBT, 3,1 da Record, 1,0 da Band e 0,8 da RedeTV!.

O Jornal da Globo, mesmo na madrugada, chegou aos dois dígitos de média com os desdobramentos da cobertura da morte trágica de Marília e sua equipe. Da 1h08 às 2h17, o telejornal marcou 10,6 pontos de média, 14,5 pontos de pico e 39% de share, ante 2,9 pontos do SBT, 1,3 da Record, 0,4 da Band e 0,3 da RedeTV!.

Sábado

No sábado (6), a Globo interrompeu a programação para o Plantão com o velório e enterro da cantora e conseguiu 15,2 pontos de média, 17,5 pontos de pico e 29% de share, ante 11,7 pontos da Record, 3,1 da Band, 2,2 do SBT e 0,4 da RedeTV!.

O Jornal Nacional, com o fato mais importante do dia, consolidou 22,9 pontos de média, 25,9 pontos de pico e 37% de participação, contra 8,9 pontos da Record, 4,4 do SBT, 0,9 da Band e 0,4 da RedeTV!.

O Altas Horas, com uma edição dedicada à Marília, das 23h04 à 1h21, venceu a Record com 14,3 pontos de média, 20,2 pontos de pico e 32% de televisores sintonizados, diante de 4,5 pontos da concorrente, 3,4 do SBT, 1,5 da Band e 1,3 da RedeTV!. No Rio, o número foi de 15,1 pontos. O aumento foi de 33% no PNT e 20% no RJ.

Ao longo do dia, com informações e homenagem à artista, a Globo exibiu o É De Casa (9,9), Plantão (17,1), Jornal Hoje (15,6) e SP2 (19,5). Com o matinal, a Globo cresceu 56% no PNT, 60% em São Paulo e 33% no Rio. Em Goiânia, a média foi a maior em dois anos: 6,8 pontos.

Fora da Globo

As demais emissoras, Record, SBT e Band, também deram espaço não só para a notícia, como também para homenagens. No canal de Silvio Santos, sem qualquer interrupção na grade na sexta e no sábado, o interesse do público sobre o assunto ficou por conta do Domingo Legal (7,3) e Eliana (6,8), vice-líderes no domingo.

A Record, mesmo com críticas ao sensacionalismo, foi vice-líder com o Cidade Alerta (10,2), na sexta; o Balanço Geral (9,0) e Cidade Alerta (11,5), no sábado; e Domingo Espetacular (8,8), no domingo.

Na Band, Datena foi o rosto da cobertura, com médias elevadas com o Brasil Urgente – Nacional (5,0), Brasil Urgente SP (7,3), na sexta, e com a cobertura do Brasil Urgente Especial (3,3), no sábado.

Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].