Francisco José decidiu usar o seu perfil do Instagram, nesta terça-feira (30), pela primeira vez, para falar sobre a sua saída da Globo, após 46 anos. Em texto, o veterano garantiu que não pensa em aposentadoria e até revelou planos para o futuro.
VEJA ESSA
“Até logo, Redação. Não tenho feito outra coisa, desde ontem às 13 horas, a não ser, responder chamadas no WhatsApp, no Instagram, no e-mail e no celular. Mensagens carinhosas, de reconhecimento, carinho, muito afeto, além de tristeza e algumas de revolta”, desabafou.
O jornalista de 77 anos ainda ressaltou: “Tudo porque saí da Globo, depois de 46 anos fazendo reportagens. Sem dúvida, sou o desempregado mais enaltecido, nas últimas 32 horas. Não podia imaginar que tivesse tantos amigos pelo Brasil a fora”.
“Mas quero tranquilizar a todos. Estou bem”, disparou Francisco José, que completou: “E vou voltar a trabalhar. Fazer documentários. Esperar a pandemia passar para continuar com as palestras, através da minha agência. Posso estar me despedindo da Redação da Globo. Mas, certamente, vou procurar outra Redação”.
O ex-Globo ainda destacou: “Agradeço aos meus seguidores e a todos, que através das mensagens, estão solidários comigo. Não consegui ainda, responder todas as mensagens. Mas não deixarei ninguém sem resposta por tanta afetuosidade e consideração. Muito obrigado, amigos!”.
Nos comentários, vários profissionais da emissora carioca mandaram mensagens carinhosas para ele. “Você é uma das grandes referências da minha geração. Tenho a honra de ter acompanhado desde sempre seu trabalho na TV e, como se não bastasse, a honra de conhecê-lo pessoalmente. Você é um gigante”, disse Fábio Turci.
“Mestre Chico… Obrigado por tudo que nós deu de presente! E tenha certeza que a vida aqui fora é bem melhor!”, cutucou o jornalista Ronan Tardin.
Francisco José quebrou o silêncio
Francisco José disse que ficou chateado com a decisão da emissora e que foi pego de surpresa com um comunicado oficial emitido pela direção do Jornalismo na última segunda-feira (29).
Em contato com a jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, Francisco José desabafou sobre a saída inesperada:
“Eu estou triste, claro, foram 46 anos na emissora. Não posso fingir e dizer para você que estou feliz, porque não estou. Se fosse para sair feliz eu teria saído antes, pedido”.
Ver essa foto no Instagram
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]