2022 promete ser o ano em que as plataformas de streaming vão mostrar se possuem realmente força para a “guerra” pelas transmissões de jogos de futebol. A HBO Max, a Star+ e o Prime Vídeo conquistaram os diretos de importantes torneios mundiais e brasileiros nos últimos tempos. Mas e a Netflix?
VEJA ESSA
Líder no streaming, a gigante norte-americana não tem dado sinais de que pretende entrar na “onda” das transmissões ao vivo (de jogos ou qualquer outra coisa). A ideia da empresa é seguir na linha do que já vem fazendo: aumentar as produções locais.
Esta coluna do RD1 procurou a equipe da Netflix Brasil, que informou que “não existe nada específico [sobre as transmissões] para anunciar”. Porém, em nota, a plataforma não rejeitou completamente a ideia.
“Estamos sempre procurando adicionar mais formatos e gêneros de entretenimento para nossos consumidores, assim como fizemos com stand-ups, reality shows, conteúdos interativos e outros de não-ficção”, garantiu a empresa.
A Netflix também destacou alguns produtos que possui em seu catálogo que envolvem esportes, como séries e documentários. “Contamos com uma oferta grande de conteúdos sobre esportes para contar histórias sobre os atletas ou os esportes em si”, declarou.
Os destaques ficam por conta das produções sobre a carreira de Michael Jordan – em Arremesso Final -, do Pelé ou de Naomi Osaka, em Naomi Osaka: Estrela do Tênis. No dia 25 de janeiro, a plataforma ainda vai lançar Neymar: O Caos Perfeito.
A Netflix ressaltou que o seu catálogo conta também com produções sobre os bastidores da última temporada da Fórmula 1 em F1: Dirigir Para Viver e até um dos momentos mais críticos da história da NBA, em Untold: Briga na NBA.
Enquanto isso…
Nas últimas semanas, o Prime Vídeo anunciou um acordo inédito com a Globo. O serviço concorrente do Globoplay vai transmitir a Copa do Brasil 2022 no streaming. Os seus assinantes terão acesso a 36 partidas da Copa do Brasil 2022, que deve começar no dia 23 de fevereiro, sem custo adicional.
Mas não será do importante torneio de futebol que a plataforma vai viver. O Prime Vídeo segue investimento em esportes ao vivo transmitidos globalmente, como a Ligue 1 e Roland-Garros na França, Premier League football no Reino Unido, US Open, tênis ATP e WTA Tour e Autumn Nations Series rugby no Reino Unido e Irlanda; UEFA Champions League na Alemanha e Itália, Thursday Night Football nos Estados Unidos, New Zealand Cricket na Índia e muito mais.
Mais futebol na internet
Já a HBO Max, que possui os diretos da importante Liga dos Campeões da Europa, fechou no mês passado acordo para a transmissão do Campeonato Paulista de Futebol. O TNT Sports – canal da WarnerMedia – exibirá partidas do torneio pelos próximos quatro anos em sua plataforma de streaming.
A HBO ainda seguirá exibindo partidas da Supercopa da Uefa e de alguns times no Brasileirão.
A Star+, da Disney, completa a lista das empresas que seguem arriscando alto pelos esportes no streaming. A plataforma terá ESPN e Fox Sports tem direitos por jogos da Copa Libertadores e os campeonatos inglês, espanhol e francês, entre outros. Os canais também transmitem NBA (basquete), NFL (futebol americano) e NHL (hóquei), além de outras competições.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]