Minuto de silêncio do Jornal Nacional irrita bolsonaristas e até Tiago Leifert é citado

Jornal Nacional

Jornal Nacional teve minuto de silêncio (Imagem: Reprodução / Globo)

A edição de ontem (7) do Jornal Nacional, da Globo, foi histórica. O telejornal começou fazendo um minuto de silêncio para celebrar o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. A intenção foi fazer referência ao período sombrio vivido por jornalistas brasileiros por conta dos ataques de vários nomes.

No Twitter, porém, bolsonaristas entenderam a decisão do noticiário como afronta ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e soltaram críticas.

“Que cena patética. JN faz 1 minuto de silêncio pela liberdade expressão. Eles pedem liberdade mesmo sem serem censurados. Nós pedimos uma imprensa isenta e honesta, que traga a informação real, sem qualquer manipulação, cabendo a nós formar o juízo de valor sobre o fato noticiado”, escreveu uma internauta.

Outra telespectadora postou em seu perfil: “Esse joguinho não cola mais, Jornal Nacional! Vocês são uma vergonha!”.

“Uma vergonha! Um jornalismo de 5a que se transformou o Jornal Nacional. Aliás sempre foi, só se revelou o que de fato é. Ontem, os âncoras na abertura do pasquim, calados/mudos – realmente vocês deveriam permanecer assim, porque falando não informam nada – fazendo uma ‘homenagem'”, comentou um terceiro.

Um outro internauta ainda compartilhou um trecho de vídeo em que Tiago Leifert aponta um possível posicionamento da Globo a favor da esquerda. O jornalista disse, em entrevista recente, que muitos jornalistas são de esquerda.

O silêncio do Jornal Nacional

Após a escalada, Renata Vasconcellos chamou a vinheta de abertura e, antes do início do noticiário, tanto a âncora quanto Heraldo Pereira permaneceram em silêncio por alguns segundos.

Na tela, o principal telejornal do país afirmou que “o silêncio incomoda”, destacou o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa e salientou que “o caminho da Democracia é a informação”.

Na sequência, Heraldo Pereira iniciou oficialmente a edição: “Hoje é terça-feira, 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa”. Renata seguiu: “Esse nosso gesto, nossa homenagem é para lembrar a importância desse direito fundamental para a Democracia”.

Confira a repercussão:

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]