Talitha Morete está no meio de uma grande confusão. Uma situação no É De Casa, da Globo, do último sábado provocou uma discussão sobre racismo estrutural nas redes sociais. Desde que o vídeo do momento viralizou, a apresentadora teve o seu perfil do Instagram tomado por críticas.
VEJA ESSA
Na última postagem, que inclusive mostra um carinho que ela recebeu de Silene, uma vendedora de cocadas, a global recebeu inúmeros comentários negativos.
“Manoel salvou a grande ‘mancada’ que você deu ao vivo né… deveria pedir desculpas à convidada“, disparou um internauta. “Quem faz as honras da casa é o dono da casa e não a convidada”, comentou outro.
Um terceiro seguidor criticou: “Próxima vez sirva os convidados, já que estava com o prato em mãos… convidados não fazem as honras da casa”.
Tudo aconteceu porque ela levou ao programa a vendedora de doces que conheceu enquanto estava fazendo as unhas em um salão de beleza.
Talitha decidiu convidá-la para reproduzir a receita no semanal, mas, quando as cocadas já estavam prontas e todos estavam sentados, ela levantou, pegou a bandeja com os doces e entregou para Silene servir.
“Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa. Pode oferecer, por favor, que tá todo mundo querendo a sua cocada, tá Silene?“, disse a global.
A doceira levantou e ofereceu a sobremesa primeiro para a apresentadora, que a abraçou. Manoel Soares, único apresentador negro do programa, pegou a bandeja das mãos da convidada e disparou: “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”.
Ver essa foto no Instagram
Internautas detonam atitude de Talitha Morete no É de Casa
“A mulher além de cozinhar, ia ter que servir. Que abuso”, bradou uma mulher no Twitter, indignada com a cena. Outra delas fez uma crítica mais profunda: “2022. TV aberta. Sábado de manhã e a reprodução da casa grande de maneira escancarada… É inacreditável isso aqui”.
Uma terceira também foi taxativa: “A mulher tava em pé com a bandeja na mão, mas resolveu entregar pra negra servir. Incrível como é natural, né?”. Manoel foi elogiado: “Manoel foi essencial aí. Muito bom”.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]