Fenômeno das tardes da Globo, O Cravo e a Rosa vai precisar ser reclassificada em sua reta final. Quase cinco meses depois de exigir a mudança na novela incluída no Globoplay, o Ministério da Justiça agora também está fazendo a recomendação para a TV aberta.
VEJA ESSA
Em documento, a pasta do governo Bolsonaro disse que o folhetim originalmente exibido em 2001 contém cenas de “violência, drogas lícitas e linguagem imprópria”. Por isso, determinou a mudança para “não recomendado para menores de 10 (dez) anos”.
A decisão, divulgada no Diário Oficial nesta quinta-feira (18), deixa claro que a nova classificação etária deve ser utilizada em qualquer plataforma ou canal de exibição de conteúdo classificável em até cinco dias corridos.
“A decisão é válida para a obra completa e para as derivadas que porventura estejam em exibição. É facultado ao interessado solicitar o processo derivado nos casos de supressão de conteúdos de obras já classificadas, desde que mantida a classificação do processo original”, diz o texto.
A ordem também ressaltou que a medida foi tomada após uma denúncia de cidadão e revisão no conteúdo de O Cravo e a Rosa.
Em abril, esta coluna do RD1 informou que o Ministério da Justiça havia salientado que a determinação, na época, era para a história exibida no Vale a Pena Ver de Novo, de 2013, presente no Globoplay.
A versão que está sendo levada ao ar atualmente nas tardes da Globo tem o nome de O Cravo e a Rosa – Edição Especial. Transmitida após o Jornal Hoje, a trama de Walcyr Carrasco tem conquistado índices impressionantes.
Ainda não chegou a hora…
Silvio Santos era aguardado nos estúdios do SBT nesta quarta (17). Mas isso, novamente, não aconteceu. Patrícia Abravanel, então, assumiu mais uma vez o programa. Ela gravou quadros ontem e também terá gravações nesta quinta (18). Ou seja, ninguém mais sabe quando realmente o “patrão” retornará.
Nova temporada
Claude Troisgros e Batista estreiam a nova temporada do Que Marravilha! Chato Pra Comer, no GNT, nesta quinta-feira, às 22h45. Na nova leva de episódios, o chef e seu fiel escudeiro seguem no desafio de fazer mais convidados “ruins de garfo” comerem o que não comeriam.
Clima baiano
O Fantástico do próximo domingo terá um grande encontro. Léo Santana, Xanddy do Harmonia e Tony Salles levarão os seus sucessos para o palco do programa da Globo. A ideia é apresentar as novidades envolvendo o trio de baianos.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]