O pool formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil FM, Eldorado e O Estado de S. Paulo se manifestou pela primeira vez após o anúncio da ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no penúltimo debate entre os candidatos à presidência da República.
VEJA ESSA
Por meio de nota, o grupo se mostrou surpreso com a declaração do ex-presidente como justificativa para a sua ausência no debate deste sábado (24), com início marcado para as 18h15.
Lula disse que “adoraria participar porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate”, mas lamentavelmente “o debate do SBT demorou um pouco”. O político explicou que sua coordenação enviou uma carta pedindo um pool com outros canais de TV.
Segundo o petista, a resposta veio muito tarde. “Eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo…”, declarou. Ontem (23), o ex-presidente esteve em Ipatinga, em Minas Gerais.
Em comunicado, SBT rebate Lula
O SBT rebateu a informação e disse que, diferentemente do que foi declarado por Lula, “a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, Nova Brasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano”.
O canal expôs que no dia 22 de março, os quatro grupos de comunicação enviaram formalmente um e-mail para as campanhas dos candidatos, “comunicando a realização do debate e informando as datas escolhidas para os confrontos do primeiro e do segundo turno”.
No dia 28 do mesmo mês, o canal reuniu representantes das campanhas para o início dos trabalhos, a divulgação das regras, os sorteios e todos os detalhes necessários para a realização do encontro.
O SBT destacou que “a campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate”.
Em 29 de julho, o pool incorporou a CNN Brasil e o Terra. “O pool lamenta a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto”, finalizou.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].