Globo muda programação às pressas e mostra choro de Lula em diplomação

Globo

Globo exibe diplomação e discurso ao vivo de Lula no TSE (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo promoveu uma mudança em cima da hora em sua programação por causa da diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O evento foi marcado com antecedência, mas a Globo escolheu em cima da hora a exibição do discurso do futuro presidente do país. Ao vivo, a emissora mostrou o choro de Lula, emocionado pelo seu retorno ao poder após 12 anos.

Para a transmissão, o canal esticou o Jornal Hoje, comandado por Cesar Tralli. Normalmente com 1 hora e 10 minutos, sem contar intervalos comerciais, a atração de ontem ficou no ar por cerca de 2 horas.

Globo flagra emoção de Lula

Com divulgação na íntegra pelo JH, telejornal líder de audiência no horário, Lula se emocionou logo no início do seu discurso ao recordar a primeira vez que foi eleito, em 2002, quando falou em “ousadia do povo brasileiro em escolher alguém questionado por não ter diploma universitário”.

O presidente eleito pediu desculpas pela emoção, afirmou que passou por muitos obstáculos nos últimos anos e assegurou que poucas vezes na história do Brasil a democracia foi tão ameaçada, em referência ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na grade, Chocolate com Pimenta, antes previsto para às 14h45, só entrou no ar às 15h17. Outros canais como a Band transmitiram a cerimônia, mas no caso da emissora paulista, apenas alguns trechos foram ao ar no Melhor da Tarde.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].