Conhecido diretor de novelas, Reynaldo Boury morreu na madrugada deste domingo (25), aos 90 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela filha do novelista, a atriz e autora Margareth Boury. Alguns artistas também lamentaram a morte do veterano, como Larissa Manoela.
VEJA ESSA
“É com imenso pesar que venho comunicar o falecimento do meu pai. Hoje. A cerimônia vai ser no Parque dos Ipês. #rip pai amado. Uma tristeza infinita”, declarou a filha de Reynaldo no Instagram.
O ator Guilherme Boury, filho de Margareth e neto do diretor, revelou que o velório do avô aconteceu ainda neste domingo em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Ele foi cremado.
No Instagram, Larissa Manoela prestou uma homenagem a Reynaldo Boury. A atriz recordou que “Seu Boury” foi quem a viu crescer profissionalmente e sempre acreditou nela.
No desabafo, ela chamou o diretor de “grande mestre” e lembrou: “Meu diretor de 3 das novelas que fiz [todas no SBT]. Seu legado será mantido, seus ensinamentos levados adiante e toda sua genialidade guardada em minha memória porque só quem teve a honra de ser dirigida por Reynaldo Boury sabe o quanto ele realmente era genial”.
A carreira de Reynaldo Boury
Reynaldo da Costa Boury começou a trabalhar na TV no início dos anos 1950, quando conheceu o fotógrafo Wilson Cruz, que trabalhava na TV Tupi. O diretor passou a fazer as fotos dos atores em cena.
Foi contratado em 1954 após elogios de Cassiano Gabus Mendes, então diretor-geral da emissora paulista. Começou como auxiliar de câmera, mas logo chegou a cameraman, trabalhando nos famosos teleteatros da TV Tupi.
Na década de 1960, participou da inauguração da TV Excelsior, tornando-se diretor de TV e, depois, diretor de novelas. A primeira novela que dirigiu na TV foi A Moça Que Veio de Longe, em 1962.
Ele também trabalhou em novelas como Tieta, de 1989, na Globo, e tramas do SBT, como Carrossel (2012) e Cúmplices de um Resgate (2015).
Ver essa foto no Instagram
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]