A Globo teve um domingo atípico. Ontem (8), a emissora decidiu cortar a sua programação tradicional e chegou a reproduzir a grade da GloboNews. Tudo aconteceu por volta das 17h20, enquanto exibia um filme no Campeões de Bilheteria, horas depois do início dos atos terroristas em Brasília.
VEJA ESSA
A solução emergencial foi colocada em prática para cobrir o noticiário quente na TV aberta. Poliana Abritta, que comanda o Fantástico, entrou no estúdio da GloboNews e dividiu com os jornalistas do canal de notícias a cobertura.
A ideia da Globo foi fazer uma transmissão conjunta neste dia de caos, após as invasões de manifestantes apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) ao Congresso Nacional, ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal) e ao Palácio do Planalto.
Logo em sua entrada ao vivo, Poliana Abritta declarou: “Imagens de destruição. A gente acompanha ao longo de toda tarde a transmissão dessa manifestação, virou um grande cenário de destruição”.
A todo o momento durante a cobertura, inclusive, no Fantástico, a apresentadora ressaltou que se tratavam de “terroristas” e “criminosos” que tentaram atacar a democracia, mas que não tiveram sucesso.
Ver essa foto no Instagram
Globo altera programação por causa de dia atípico
Por causa da situação, a emissora carioca seguiu com a cobertura especial até o Fantástico. Com isso, o Domingão com Huck foi cancelado às pressas. Poliana seguiu com os âncoras da GloboNews, além dos comentaristas, dando as principais informações e imagens aéreas de Brasília.
Em seu horário tradicional, às 20h30, o Fantástico deu mais detalhes sobre a situação e entrou ao vivo em alguns pontos da cidade para mostrar a movimentação. O jornalístico também chegou a exibir na íntegra a primeira coletiva de imprensa promovida pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.
Nas redes sociais, muita gente ficou confudida com a transmissão em parceria feita pela emissora aberta e a GloboNews, algo inédito na TV.
Confira a repercussão:
O pessoal vendo a Globo e jurando que o Guga foi pego desprevenido e por isso estava descabelado, quando na verdade quem vê GloboNews diariamente está cansado de saber que ele está assim todo dia. pic.twitter.com/B1djaHNPg1
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) January 8, 2023
Mais uma hora e a tela da Globo/GloboNews fica assim pic.twitter.com/EmnWn42wVa
— William Castro (@William_Castro) January 8, 2023
Imagina o telespectador médio da Globo conhecendo o universo de comentaristas da GloboNews que nunca viu na vida. Incrível.
— Televisão no RS (@televisaonors) January 8, 2023
A Globo tá tão misturada hoje que soltaram a trilha da GloboNews na hora que a Poliana Abritta fazia a passagem de bloco do Fantástico pic.twitter.com/VDa2wIO88E
— Paulo Gustavo (@paulogustavo) January 9, 2023
A Globo colocando a GloboNews em rede nacional é quando nem o Plantão da Globo dá conta e reportar a notícia.pic.twitter.com/ZDsLIENofe
— Haftas Arden 🌪️(GI) 🌵 (JU) (@HaftasArden) January 8, 2023
🚨 pela 1ª vez na história, globo espelha o sinal da globonews ao vivo pic.twitter.com/l8HIYgb9b5
— joão abel (@joaoabel_) January 8, 2023
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]