Um dos bolsonaristas radicais presente nos atos terroristas em Brasília neste domingo (8) foi o ex-BBB Adriano Castro. O artista plástico chegou a aparecer em vídeo fazendo, inclusive, uma ameaça ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
VEJA ESSA
O apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da manifestação que reuniu golpistas e criminosos. Eles invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.
Natural de Salvador, da Bahia, o ex-BBB é conhecido pelo apelido Didi Red Pill e esteve na primeira temporada da atração da Globo. Ele, inclusive, foi o responsável por criar o termo “paredão” no jogo.
No reality show, Adriano acabou sendo o sexto eliminado, após enfrentar uma berlinda, como era chamada na época as disputas entre os brothers, contra a participante Vanessa (vice-campeã da edição).
Na eliminação, Pedro Bial chegou a fazer um discurso em que citou que o bolsonarista, que se dizia um arrogante confesso, passou um pouco do ponto.
Nos últimos tempos, o ex-BBB participa de um canal no YouTube sobre política. Na descrição da página, ele afirmou que o “bicho pega” e que fala de política “sem papas na língua”. Foi pelo perfil, inclusive, que ele fez questão de transmitir imagens ao vivo dos atos terroristas em Brasília.
“Tem que deixar bem longe do acampamento, que infelizmente não está sendo permitido que eles estacionem lá dentro. Bora, patriotas. Bora galera, é selva, vamos nessa“, gritou Adriano, em vídeo feito antes de chegar na região dos três poderes.
Ex-BBB está em lista do Ministério da Justiça
Nesta segunda-feira (9), o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um e-mail para receber denúncias e informações sobre os terroristas que participaram do ato.
Alguns bolsonaristas radicais que invadiram os prédios públicos foram identificados por vídeos que circulam nas redes sociais. Adriano está entre os expostos.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]