Falecido há 5 anos, Paulo Henrique Amorim é alvo de punição e viúva acaba envolvida

Paulo Henrique Amorim

Processo judicial termina e viúva de Paulo Henrique Amorim é obrigada a pagar indenização (Imagem: Reprodução / Record)

A Justiça de São Paulo, cinco anos após a morte de Paulo Henrique Amorim, se manifestou de forma definitiva sobre um processo envolvendo o jornalista. O Tribunal condenou o espólio do ex-contratado da Record a pagar uma indenização de R$ 50 mil a um promotor.

Em 2016, segundo o UOL, Paulo Henrique Amorim usou o seu blog, o extinto Conversa Afiada, e chamou o promotor Cassio Roberto Conserino de “golpista” e “trapalhão” por conta da abertura de uma investigação contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual presidente da República.

No mesmo blog, Amorim compartilhou uma entrevista onde o promotor foi acusado de perseguição política e ilícitos penais e administrativos. O caso foi parar na Justiça e em 5 de julho de 2019, cinco dias antes de sua morte, Paulo Henrique falou em liberdade de expressão.

Na Justiça, o apresentador comentou que as “publicações tiveram o caráter crítico de noticiar e informar”, e “discutir e questionar a ética do jornalista quando este exerce o seu direito à expressão do pensamento de forma crítica revela, no mínimo, um desejo antirrepublicano e antidemocrático do homem público”.

Juiz decide contra Paulo Henrique Amorim

Na sentença divulgada na última terça-feira (2), o juiz Gustavo Coube de Carvalho ressaltou que as publicações tiveram a intenção de atacar a reputação do promotor e condenou o espólio Paulo Henrique ao pagamento de R$ 50 mil.

A condenação atingiu em cheio a empresa P.H. Dos S. Amorim Comunicação, representada por Georgia Pinheiro, viúva e herdeira do jornalista. A decisão ainda cabe recurso.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].