O governo Lula, através do Ministério da Mulher, decidiu se pronunciar a respeito do caso de importunação sexual observado no BBB 2023 nesta semana. Cara de Sapato e MC Guimê foram eliminados da atração após vídeos mostrarem atitudes polêmicas deles com Dania Mendez, mexicana que visitou a casa.
VEJA ESSA
Confira tudo que rola ao vivo no BBB 2023 na cobertura especial do RD1
Nesta sexta-feira (17), um dia após o anúncio de que os dois foram eliminados, a pasta comandada por Cida Gonçalves se manifestou repudiando a atitude dos ex-brothers e salientou que importunação sexual não é entretenimento.
Em texto, o ministério reforçou que não podem mais ser admitidos casos de assédio e importunação sexual no país e que a violência contra a mulher não é entretenimento. “O respeito é um valor inegociável”, declarou.
A nota reforçou que, desde 2018, importunação sexual é crime no Brasil e que as autoridades precisam responsabilizar os agressores. O ministério de Lula comentou também que jamais devemos culpabilizar as vítimas, que precisam ser ouvidas e apoiadas.
O comunicado ainda falou mais sobre o caso no BBB 2023 e apontou que “o episódio de importunação sexual no reality show de maior audiência do Brasil não é um caso isolado”. O texto disse que a expulsão de MC Guimê e Cara de Sapato do programa foi necessária.
Ministério fala sobre ações do governo após caso no BBB 2023
A pasta do governo federal completou dizendo que trabalha para que seja mantido sempre o respeito a todas as mulheres e que seguirá trabalhando para o ampliamento da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência.
O Ministério da Mulher também ressaltou que entende como muito importante a construção de ações e campanhas de prevenção no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]