A Globo decidiu rever uma política de divulgação de informações envolvendo tragédias como a ocorrida em Blumenau, em Santa Catarina, nesta quarta-feira (5). No Jornal Nacional, William Bonner anunciou a nova atitude da emissora carioca.
VEJA ESSA
O âncora afirmou que a empresa revelou que não irá mais divulgar nome e foto de autores de ataques. A decisão ocorreu após a exibição do caso das quatro crianças mortas por um homem dentro de uma creche.
“Os veículos do Grupo Globo tinham há anos como política publicar apenas uma única uma vez o nome e a foto de autores de massacres como ocorrido em Blumenau”, comentou William Bonner.
O apresentador do Jornal Nacional ainda pontuou que o objetivo é de evitar dar fama aos assassinos e que os casos não inspirem autores de novos massacres.
“Essa política muda hoje e será ainda mais restritiva. O nome e a imagem de autores de ataques jamais serão publicados, assim como vídeos das ações”, completou o jornalista.
William Bonner também declarou que a atitude da Globo segue as recomendações mais recentes de especialistas no tema que fala sobre dar visibilidade a agressões como forma de servir de estímulos a novos ataques.
Por fim, o comunicador disparou: “E não noticiamos ataques frustrados subsequentes também pra conter o efeito contagio”.
O caso citado por William Bonner na Globo
A atitude da emissora foi anunciada pelo jornalista do Jornal Nacional, que falou sobre o caso em que um homem de 25 anos matou quatro crianças e feriu outras cinco após invadir uma creche em Blumenau (SC) com uma machadinha.
Após o crime, o agressor se apresentou à Polícia Militar e foi preso. A creche privada localizada no bairro Velha abrigava 40 crianças no momento do ataque.
Grupo Globo muda política sobre cobertura de massacres. Saiba mais: https://t.co/eZivBuOHBO #JN pic.twitter.com/z2YQaqtpSs
— Jornal Nacional (@jornalnacional) April 5, 2023
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]