A CNN Brasil conseguiu um dos seus primeiros grandes furos desde a sua fundação, em 2020. A prova disto é que o Jornal Nacional, da Globo, esqueceu a concorrência e colocou no ar uma reportagem do canal de notícias concorrente.
VEJA ESSA
Logo no começo do telejornal, William Bonner anunciou a saída do general Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. A decisão ocorreu horas depois de um vídeo exclusivo divulgado pela CNN.
“A quarta-feira de tensão política em Brasília provocou a primeira baixa no ministério do governo Lula”, declarou o âncora do JN, antes da reportagem sobre a saída dele.
Sem qualquer problema, a Globo exibiu o vídeo da CNN Brasil, mesmo com a logomarca e o GC da concorrente, que mostrou Gonçalves Dias abrindo uma porta para os golpistas saírem, próximo ao gabinete da Presidência, durante os ataques do dia 8 de janeiro.
Ainda na gravação, aparecem militares cumprimentando e dando água para os vândalos. A reportagem do Jornal Nacional também deu os créditos para o jornalismo da CNN, que disse que optou por “não identificar os militares do Gabinete de Segurança Institucional” e borrou os rostos dos militares.
Depois da reportagem da CNN, cabe lembrar, o presidente Lula (PT) convocou uma reunião de emergência com os ministros mais próximos e avaliou que o general teria que deixar o cargo.
Público reage à atitude do Jornal Nacional
Muitos internautas comentaram sobre a decisão do JN em exibir a reportagem da concorrente direta da GloboNews. Uma pessoa disse que a “CNN Brasil está no jornal de maior audiência do país”.
Outro ressaltou: “Vivi pra ver as imagens da CNN Brasil na tela da Globo. Pois é, esse dia chegou”.
GLOBNN BRASIL VEIO AÍ!
O Jornal Nacional com imagens do CNN Novo Dia.#JornalNacional #JN pic.twitter.com/vI7ZQBkTN4— Luiz Ricardo (@excentricko) April 19, 2023
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]