Depois de censurar beijos entre mulheres em Vai na Fé, a Globo decidiu cortar uma cena de sexo lésbico entre personagens em Aruanas. O momento seria exibido na última terça-feira (30), duas semanas depois da emissora também cancelar a exibição de um beijo entre Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto).
VEJA ESSA
A situação na produção original Globoplay revoltou muitos internautas e também chamou a atenção da atriz Elisa Volpatto, que desabafou sobre os cortes.
“Sinceramente, há avanços que a gente faz em sociedade que a gente não pode voltar para trás. Rede ‘Globe’, que tristeza. Cortaram de novo a cena de duas minas se pegando”, detonou a artista em sua rede social.
A atriz também comentou que a comunidade LGBTQIA+ “mata um leão por dia” e ainda fez questão de expor as imagens do sexo entre as atrizes que estão disponíveis na série na Globoplay.
“[A cena] foi gravada (eu não estou louca, nós gravamos essa cena, né Camila Pitanga?!) e faz parte da narrativa para entendermos a história de Ivona e Olga”, declarou.
Globo se manifesta sobre o caso
A emissora falou ao site Notícias da TV que a edição em Aruanas “atende às estratégias de programação ou artísticas”. A Globo ressaltou que o produto é uma “edição adaptada à TV aberta” e que a versão original está no streaming, para os assinantes.
Nas últimas semanas, a empresa também cortou três beijos entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) previstos no roteiro de Vai na Fé.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]