Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, decidiu abrir uma transmissão ao vivo em canal na plataforma Rumble para comentar sobre a atitude do ministro do STF Alexandre de Moraes de definir que plataformas devem bloquear os perfis do influenciador.
VEJA ESSA
“Pode ser que seja o último, pode ser que não. Fomos censurados novamente pelo Xandão”, disparou o youtuber, revoltado.
Ainda em live, Monark falou: “Quanto mais poder que a gente aceitar que o Alexandre de Moraes usurpe a si à revelia da constituição, mas poder ele vai ter e não vai entregar esses poderes”.
A decisão do ministro declarou que até mesmo o canal do ex-Flow na plataforma também deve ser removido, o que ainda não ocorreu. A decisão envolve os perfis do influenciador em Twitter, Instagram, Discord e Telegram.
Alexandre de Moraes estabeleceu a pena de multa diária de R$ 100 mil caso os perfis não sejam removidos. O Rumble foi o único canal que manteve a conta do famoso.
“O que eu posso fazer contra esse cara? Nem sei mais, a gente vai gravar também e colocar nas redes. Não tem mais redes, né? Não sei o que fazer? Esse é o Brasil, eu por falar a verdade, na minha opinião, tô sendo punido pelo órgão supremo do país”, desabafou Monark.
Monark sofre punição
A polêmica envolvendo o youtuber ocorreu em fevereiro de 2022 quando ele defendeu a criação de um partido nazista no Brasil que fosse reconhecido por lei.
Na decisão desta semana, Moraes determinou que Monark se abstenha de fazer “publicação, promoção, replicação e compartilhamento das notícias fraudulentas (fake news)”. Ele estipulou uma multa diária de R$ 10 mil caso isso não seja cumprido.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]