Comentarista da GloboNews, Flávia Oliveira não segurou as críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela sua fala infeliz sobre a escravidão no mundo. O político disse durante passagem por Cabo Verde tinha que agradecer pelo que foi feito nos 350 anos da prática.
VEJA ESSA
Em sua fala para o Em Pauta, a jornalista apontou que a declaração de Lula foi “um equívoco enorme” por ter usado a expressão de agradecimento pelo que foi feito na escravidão. “É o avesso disso, né?”, analisou.
Para a global, “a população afro-brasileira, sequestrados, escravizados, construíram esse país apesar da escravidão”, e acrescentou que o Brasil conquistou 33 embaixadas no continente africano, quase duas dezenas nos primeiros mandatos de Lula.
GloboNews dedica tempo ao erro de Lula em Cabo Verde
O canal de notícias da Globo salientou que Lula saiu atrás de uma reaproximação com países africanos de olho na nova geopolítica e suas lideranças no mundo. Nos últimos governos, o Brasil se afastou do continente.
A manifestação de Lula, alvo de um pedido do SBT, gerou enorme desconforto no meio político, em especial no Ministério das Relações Exteriores. No entanto, o episódio foi vendido como uma gafe entre os principais noticiários do país.
Confira:
. @flaviaol explica gafe no discurso do presidente Lula durante passagem por Cabo Verde. “Um equívoco enorme usar a expressão ‘agradecer pelo que foi feito nos 350 anos de escravidão’. É o avesso disso, né?”. Veja a análise.
➡ Assista o #EmPauta, com Marina Franceschini, na… pic.twitter.com/2nx6dwCeOx
— GloboNews (@GloboNews) July 20, 2023
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].