Cade convoca Warner em ação contra suposto monopólio da Globo e escuta grave acusação

Globo

Globo é alvo da Warner em reunião feita pelo Cade (Imagem: Reprodução / SporTV)

A Warner Bros. Discovery foi convocada por coordenadores do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para falar sobre o inquérito do órgão governamental que analisa um suposto monopólio da Globo no futebol.

A empresa norte-americana acabou chamada para dar explicações sobre o período que esteve à frente das transmissões do Campeonato Brasileiro, entre 2019 e 2021, na TV Paga. A casa confirmou que rompeu o contrato por conta da atuação do canal brasileiro com os times.

Lara Andrade, principal executiva jurídica da Warner no Brasil, esteve com o coordenador-geral do Cade, Felipe Neiva, para a reunião, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. O órgão pediu acesso a contratos da emissora com os clubes da Série A.

Warner Bros. complica a Globo em investigação do Cade

Oficialmente, a Warner Bros respondeu que a Globo teve interferência direta em toda a situação e contou que por um pedido da concorrente Palmeiras e Fortaleza adotaram o bloqueio de praça. Entenda-se um termo quando o clube impede que uma partida seja transmitida para a cidade onde ela é realizada.

A Warner tinha contrato com Athletico-PR, Bahia, Ceará, Internacional e Santos. Além do bloqueio, a Globo aplicou redutores na venda dos pacotes de pay-per-view, num acordo que determinava uma redução no valor a ser recebido pelos clubes que tinham parceria com a marca dos EUA.

A empresa de comunicação relembrou que a rival moveu um processo em 2021, de olho na Medida Provisória 984, que dá ao time mandante da partida o direito de escolher quem transmite o jogo.

O Cade retomou a investigação contra a Globo em junho deste ano, depois de dois anos do inquérito parado. Em três semanas, o órgão pediu informações sobre problemas que times do país encararam com o canal líder de audiência.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].