A Justiça de São Paulo tomou uma decisão com Léo Lins e o colocou como réu de uma ação. O famoso é acusado de “promover ódio e enredos discriminatórios, injuriosos e humilhantes, notadamente contra negros, pessoas com deficiência e nordestinos”.
VEJA ESSA
A informação foi confirmada pelo Ministério Público de São Paulo, que ressaltou que o humorista teve R$ 300 mil bloqueados em suas contas bancárias.
De acordo com o Splash, o MP de São Paulo anunciou que o valor bloqueado ocorre para o pagamento de multas. Além disso, ficou determinado que a suspensão dos canais do ex-contratado do SBT no YouTube e no TikTok por 90 dias.
“Delitos de ódio praticados pelo humorista tornaram-se alvos de uma força-tarefa do MP-SP por intermédio do CyberGaeco e da Promotoria de Direitos Humanos”, anunciou o órgão.
O texto do MP ainda salientou que foram feitas investigações em que apontam que Léo Lins desafia autoridades de vários Estados em seus shows e nas redes sociais.
“As autoridades atuaram no sentido de impor multas caso o humorista seguisse divulgando conteúdos capazes de humilhar, constranger e injuriar minorias”, completou.
A ação contra o humorista tramita em segredo de Justiça, de acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo.
As polêmicas mais recentes de Léo Lins
O artista já é conhecido pelas piadas polêmicas em suas apresentações pelo Brasil. No ano passado, ele chegou a ser condenado por dois comentários considerados ofensivos, mas já foi criticado por outras situações.
Uma delas ocorreu em 2021, quando ele ressaltou em um show que colocou DJ Ivis para tocar em seu reencontro com a ex-namorada, Aline Mineiro.
Lins falou que desejava “encontrar ela, conversar, olhar olho no olho, dar um soco na costela”.
Léo Lins também já foi condenado por transfobia e obrigado a indenizar em R$ 15 mil à cabeleireira Whitney Martins de Oliveira. Isso aconteceu após ele ter feito piadas de teor transfóbico com o nome e vídeo dela.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]