O Brasil teve um resultado impressionante na história do esporte durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que se encerrou no último fim de semana e não contou com exibição nas TVs abertas.
VEJA ESSA
As transmissões das partidas ficaram a cargo apenas da CazéTV e do Canal Olímpico do Brasil. Paulo Roberto Conde, diretor de Comunicação, Cultura e Valores Olímpicos do COB (Comitê Olímpico do Brasil) soltou o verbo sobre a situação.
Em entrevista ao site F5, ele revelou que a televisão aberta, especialmente a Globo, prejudicou a repercussão das conquistas da equipe brasileira.
“Para a gente, seria bom estar na TV aberta e na fechada. É uma pergunta que não quer calar e a gente espera que seja respondida na edição de 2027. Não estar presente no grande canhão da TV aberta é um problema“, disparou.
O grande impacto foi sentido na edição do Rio, em 2007, quando a emissora carioca deixou de transmitir as competições.
Nos anos seguintes – 2011, 2015 e 2019 -, a Record passou a exibir o Pan, mas rompeu o contrato e deixou de pagar a quantia de 10 milhões de dólares que investia.
O diretor ressaltou que chegou a conversar com a Globo neste ano, mas a questão financeira pesou para que as negociações fossem concluídas.
A Band chegou a ser uma opção e Paulo Teixeira, presidente do COB, participou das tentativas:
“No ano passado, eu mesmo estive em reuniões com presidente da Panam Sports, detentora da propriedade. Fui à Globo e fui à Band pessoalmente. O presidente do COB esteve na Globo também. Não avançou, infelizmente”.
Diretor antecipa conversa sobre exibição das Olimpíadas nas TVs abertas
A missão, segundo ele, foi não deixar a edição deste ano descoberta e teve resultados satisfatórios com as exibições no Canal Olímpico e na CazéTV.
Somando os dois canais, a exibição da final do vôlei feminino garantiu 300 mil espectadores simultâneos, algo que foi considerado um bom número para Paulo.
Para os Jogos Olímpicos do ano que vem, o executivo adiantou que tem uma conversa com a Globo para fomentar a cobertura do evento na TV aberta.
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.