Terra e Paixão tem tirado a Globo do sufoco na audiência, se aproximado dos 30 pontos. A trama tem garantido mais público na comparação com Um Lugar ao Sol (2021) e Travessia (2022), mas é a menos vista em números do Ibope desde Babilônia (2015).
VEJA ESSA
Segundo apuração feita pelo RD1, a dois meses do fim, Terra e Paixão soma 26,1 pontos de média na Grande São Paulo, a principal praça do mercado publicitário.
Por mais que o índice seja favorável em relação ao duplo fracasso da faixa, Um Lugar ao Sol (22,3) e Travessia (24,2), o folhetim perde para todas as outras.
Terra e Paixão está atrás de 10 novelas na audiência do horário nobre da Globo
A novela de Walcyr Carrasco está atrás de Pantanal (29,6), Amor de Mãe (30,9), A Dona do Pedaço (36,0), O Sétimo Guardião (28,8), Segundo Sol (33,4), O Outro Lado do Paraíso (38,2), A Força do Querer (35,7) e A Lei do Amor (27,2).
A derrota na audiência segue no confronto com Velho Chico (29,0) e A Regra do Jogo (28,5). A única vitória, além das duas recentes citadas, é para Babilônia (25,5). A trama, a última de Gilberto Braga na faixa nobre, foi ao ar há 8 anos.
Nos bastidores da Globo, o desejo da direção é ver a novela protagonizada por Barbara Reis e Cauã Reymond embalar de vez na audiência, mesmo em meio ao período de festas de fim de ano.
Para isso, o autor promete mais um “quem matou?”, com a vilã Agatha (Eliane Giardini) como a vítima. O mistério vai dominar o último mês da novela, que cederá a faixa nobre para o remake de Renascer dia 22 de janeiro.
Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].