A Globo deu mais um passo no plano de divulgação de Renascer. Na manhã desta terça-feira (9), a emissora produziu mais uma entrevista coletiva e Bruno Luperi, autor da nova obra, abriu o jogo sobre a adaptação da novela do avô e as críticas sofridas por Pantanal (2022).
O autor se mostrou “muito feliz e honrado” pela equipe da nova novela das 21h, formada por um grande time de diretores e atores, como Sophia Charlotte, Marcos Palmeira, Rodrigo Simas, Marcello Melo Jr, Chico Diaz, Theresa Fonseca, Juliane Araújo, entre outros.
Bruno Luperi explica trabalho em Renascer
Sincero, o novelista comentou que “mexer num clássico tem um peso de técnico da Seleção”, citou Renascer e Pantanal com as grandes obras que Benedito Ruy Barbosa produziu e esclareceu que seu lugar “não é recriar [Renascer], é adaptar aos novos tempos”.
Bruno Luperi pontuou que sua função em Pantanal, assim como Renascer, “é abrir as portas para todos assistirem a novela”. O contratado da Globo destacou ainda que o ambiente do novo remake, no Sul da Bahia, mudou muito em 30 anos. O escritor recordou os ataques sofridos no primeiro remake, em especial pela morte da personagem Madeleine, vivida por Bruna Linzmeyer e Karine Teles.
Como exemplo do seu processo de adaptação, o escritor citou Buba. Em 1993, a personagem vivida por Maria Luisa Mendonça era uma pessoa intersexo. Para a nova versão, Luperi coloca o papel, agora na pele de uma transexual, na mão de Gabriela Medeiros.
O dramaturgo mencionou o fato de Renascer explorar o coronelismo, o machismo, a opressão aos menos favorecidos e o patriarcado. Buba se mostrou importante pela ideia de “trazer discussões com viés educativo” e apontou a série de agendas que podem ser discutidas a partir de 22 de janeiro, com a estreia de Renascer.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].