A inteligência de negócios se trata de um conjunto de ações utilizadas em empresas que desejam aumentar e potencializar o seu crescimento. Tudo surgiu quando as tomadas de decisões de forma rápida e espontânea se fez cada vez mais necessária. Diversas empresas já utilizam esse método para crescer cada vez mais como, por exemplo, o 777bet login.
A inteligência de negócios tem estado cada vez mais popular e sendo utilizada nos negócios. Hoje, nesse artigo, falaremos mais sobre como funciona a inteligência de negócios e como ela costuma ser utilizada para revolucionar as empresas modernas. Além de, claro, destacar os benefícios da mesma. Confira tudo isso a seguir!
O que é inteligência de negócios
A inteligência de negócios, também conhecida como Business Intelligence (BI), se trata de uma ferramenta útil principalmente nos processos de tomadas de decisões estratégicas. Essa ferramenta auxilia a coletar, analisar e utilizar os dados de maneira ainda mais eficiente e benéfica para a empresa. Além disso, com essa ferramenta você consegue otimizar o serviço de cada empresa e assim obter vantagens competitivas.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como a mesma funciona, mas a verdade é que ela é bem simples de entender. Apesar de quando surgiu foi considerada como um bicho de sete cabeças, assim como o Blockchain também já foi um dia, hoje os profissionais conseguem ver como a inteligência de negócios é simples e muito eficiente. Diversos sistemas internos podem ser utilizados para a coleta e tratamentos de dados. Algumas ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo são Tableau, Microsoft Power BI, Qlik Sense e Looker. A seguir falaremos ainda sobre os benefícios de utilizar a inteligência de negócios na sua empresa.
Como funciona a inteligência de negócios
A ferramenta de inteligência de negócios pode ser muito benéfica para a empresa. Com ela você pode obter resultados surpreendentes e fazer a sua empresa crescer cada vez mais. A seguir falaremos sobre alguns benefícios de utilizar a inteligência de negócios na sua empresa. Confira!
Coleta de dados
Com a inteligência de negócios você consegue realizar coletas de dados importantes para a empresa. Esses dados podem ser tanto de fontes internas, quanto de fontes externas e as ferramentas utilizadas podem ser muitas, como Enterprise Resource Planning, Customer Relationship Management, sistemas de contabilidade e sistemas de vendas para dados internos. Já as fontes externas podem ser dados de mercado, relatórios ou até mesmo redes sociais.
Armazenamento de dados
O armazenamento de dados é outra etapa importante que pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Afinal, através do comparativo do mesmo que você conseguirá notar as tendências e potenciais soluções para problemas. Na inteligência de negócios esses dados são armazenados de maneira um pouco diferente. Eles podem ser armazenados em um repositório centrado que utilize diversas ferramentas e tecnologia.
O passo a passo comum para armazenamento desses dados é através de extração de informações de variadas fontes, resumo da informação e gravação no repositório central. Além disso, de tempos em tempos deve ser feita uma limpeza de dados muito antigos ou de informações inconsistentes e padronizar os mesmos. Assim você garante que eles sejam de qualidade.
Análise de dados
Uma vez que os dados passam pela etapa anterior, eles se tornam mais concisos e estão prontos para serem analisados. A etapa de análise em si pode incluir diversos processos como análise descritiva para identificar padrões e tendências históricas e a análise diagnostica para explorar causas e padrões que podem estar causando consequências negativas para o negócio. Além disso, temos ainda a análise preditiva utilizando modelos estatísticos e algoritmos com o objetivo de prever eventos futuros. Por fim, tem-se a análise prescritiva, onde as ações são baseadas nos resultados das análises da etapa anterior.
Visualização e consulta de dados
É muito importante que você faça a visualização de dados para transformar os insights em informações mais acessíveis. Alguns exemplos de como você pode visualizar esses dados é mediante painéis interativos como dashboard e KPIs em tempo real. Outra opção é através de relatórios detalhados ou até mesmo gráficos e tabelas, onde você pode visualizar os dados de maneira mais rápida.
Relatórios
Os relatórios são outras formas de funcionamento de inteligência de negócios. Os relatórios podem ser utilizados para identificar tendências e propor soluções para problemas. Os relatórios podem ser personalizados de modo que pode atender necessidades específicas. Também existe a opção de emitir alertas e notificações.
Implementações de soluções
O profissional que trabalha com inteligência de negócios também precisa implementar soluções eficientes de acordo com os problemas que podem vir a aparecer. A partir desses problemas você pode indicar uma proposta de campanha de marketing que deve ser pensada conforme os dados coletados sobre o consumidor. Outras opções são a otimização de alguns processos excluindo etapas que podem não ser necessárias e o desenvolvimento de novos produtos segundo o comportamento do consumidor e de novas tendências.
Monitoramento
Por fim, a inteligência de negócio sempre deve visar o monitoramento dos resultados. Afinal, de nada adianta implementar novas campanhas e não acompanhar como foram os resultados. Para isso, faça revisão de KPIs, onde você poderá verificar o desempenho de acordo com as ações da empresa. O feedback e melhoria, por isso é importante coletar feedbacks e fazer ajustes caso campanhas não sejam efetivas.
Algumas ferramentas que podem ser utilizadas na Inteligência de Negócios
Para utilizar a inteligência de negócios existem muitas ferramentas que podem te auxiliar para que você não tenha que fazer analises sozinho. Com elas basta fornecer os dados e relatórios, gráficos e tabelas são gerados. Algumas dessas plataformas são:
- Microsoft Power BI: Para criação de dashboard e relatórios.
- Tableau: Para visualização de dados.
- Qlik Sense: Para análise e visualização de dados.
- Looker: Para explorar e visualizar dados de maneira colaborativa a partir de uma nuvem que pode ser criada em conjunto com o grupo de trabalho.