O público que acompanhou a narração de um jogo do Cruzeiro no canal setorista SamucaTV ficou chocado com termos racistas proferidos por Alberto Rodrigues, o Vibrante, durante a Copa Sul-Americana.
Ao vivo, o narrador questionou quem era o jogador “escurinho” que estava no auquecimento. O Cruzeiro jogou contra o Libertad, pela Copa Sul-Americana, e venceu por 2×0.
Logo no começo da sua declaração, Vibrante se referiu ao atleta como “coloured”, palavra em inglês com conotação pejorativa. O restante da equipe ficou sem entender e ele explicou o termo: “Escurinho”.
Confira a frase completa dita pelo narrador em tranmissão ao vivo do SamucaTV: “Aquele ‘coloured’ que eu queria saber quem que é. O ‘coloured’ é aquele ‘escurinho’ ali”.
Dono de canal reage e pede perdão aos espectadores
Ao vivo, Samuel Venância, dono do canal, tomou o microfone e pediu desculpas ao público pela postura racista do narrador. “Estou em nome da SamucaTV para fazer um pedido de desculpas por duas expressões que o nosso Alberto Rodrigues usou se remetendo à cor. Ele usou ‘coloured’ e ‘escurinho'”, iniciou.
O youtuber salientou que “isso foi um ato que a gente não tem que praticar, que é o racismo”, e que “é uma atitude que a gente não pode compactuar”.
Samuel reforçou o pedido de desculpas. “Independentemente da idade, a gente segue aprendendo a cada dia. Foi um ato ruim, de racismo, que a gente cometeu. Em nome da SamucaTV, fica o pedido de desculpas. A gente segue sempre aprendendo com essa situação que acontece a cada dia na nossa sociedade”, finalizou.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].