A Série B acabou e com isso a confirmação dos quatro times que garantiram vaga na Série A do Brasileirão 2025. Os clubes que subiram garantiram uma conquista importante para a Record na disputa com a Globo.
Santos, Mirassol, Sport e Ceará, o último a conquistar uma vaga, deram ao bloco Liga Forte União a maioria dos times da elite do futebol brasileiro. Apenas o Peixe possui acordo com a Libra, parceira da Globo.
Com duas rodadas para o fim do Brasileirão 2024, Atlético-GO (já caiu), Cuiabá (já caiu), Red Bul Bragantino e Criciúma estão na zona de rebaixamento. Exceto pelo clube paulista, os outros são parceiros da LFU.
A Liga Forte União tem uma chance gigantesca de manter 12 clubes na Série A do Brasileirão, o que daria mais opções de jogos para Record, Prime Video e YouTube na distribuição das partidas.
Brasileirão 2025: Libra x LFU
A Globo, por sua vez, manteria 8 times no seu catálogo de jogos exclusivos, via Libra, algo péssimo para os planos de transmissão na TV aberta, sem mencionar a TV por assinatura e o pay-per-view.
Neste ano, todos os times da Série A buscaram uma frente única na negociação com os interessados nas transmissões, mas o acordo plural não foi possível e dois grupos foram criados: Libra e LFU.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].