Quem assistiu ao capítulo do remake de Vale Tudo na última segunda-feira, 21 de julho, se deparou com uma homenagem inusitada a Preta Gil, que morreu no último domingo, 20, aos 50 anos.
A música Brasil, cantada por Gal Costa (1945-2022) na abertura da trama, foi substituída por uma versão cantada pela filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha.
No fim da abertura, no instante em que Gal Costa aparece cantando a música em um vídeo, a imagem dela foi substituída por uma foto de Preta Gil.
A Globo explicou a homenagem numa publicação no X:
“É assim que vamos lembrar de você, Pretinha. Essa voz impactante, essa energia de animar uma multidão. Sua luz, força e garra estarão para sempre em nossa história. Hoje, Vale Tudo e o Brasil te homenageiam. Te amamos muito!”.
Em sua última aparição na TV, a famosa cantou a música da abertura de Vale Tudo durante uma participação surpresa no Domingão com Huck, em 30 de março, um dia antes da estreia da novela.
Preta Gil negociou com a Globo abertura de Vale Tudo
Preta ficou perto de ser a voz de abertura do folhetim. A cantora negociou com o canal, mas as partes preferiram deixar a ideia de lado para que ela focasse na cura da doença, segundo a Folha de S. Paulo.
O desejo partiu da direção a Globo. No final, também para homenagear a versão original da novela e Gal Costa, a abertura ficou na voz original.
Confira:
A abertura de #ValeTudo com a voz e e foto da Preta Gil. pic.twitter.com/UGwUBrwoB3
— eplay (@forumeplay) July 22, 2025
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].