A Record voltou a surpreender o mercado esportivo e tirou da Globo mais um torneio tradicional do calendário brasileiro. A emissora de Edir Macedo adquiriu os direitos de transmissão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, competição que a Globo exibia na TV aberta desde 1999.

A confirmação aconteceu durante a transmissão de Corinthians x São Paulo pelo Brasileirão, quando o canal anunciou oficialmente que exibirá a edição de 2026 — e com mais jogos do que a concorrente costumava transmitir.
A Record entra forte e exibe mais jogos do que a Globo. O acordo fechado com a Federação Paulista de Futebol (FPF) prevê a exibição de quatro partidas: A grande final, marcada para 25 de janeiro de 2026, aniversário da cidade de São Paulo, além das duas semifinais e mais um jogo decisivo das quartas de final.
Com isso, a Record amplia o espaço do torneio na TV aberta. A Globo, em contraste, normalmente mostrava apenas a final — e ainda assim dependendo da relevância dos clubes envolvidos.
Emissora avalia contrato maior com o novo campeonato de futebol
Por enquanto, o acordo é só para a edição de 2026. Porém, se o retorno em audiência e comercial for positivo, a Record pretende negociar um contrato mais longo, semelhante ao que já mantém com o Campeonato Paulista e o Brasileirão, ambos garantidos até 2029.

Enquanto isso, a Globo tenta ao menos manter o torneio em seu braço esportivo. A negociação para que a Copinha siga no SporTV está avançada e deve ser concluída nos próximos dias. Criada em 1969 e organizada pela FPF, a Copa São Paulo de Futebol Júnior é o principal torneio de base do país e o maior laboratório de novos jogadores do futebol brasileiro.
Os maiores campeões são: Corinthians – 11 títulos e São Paulo, Fluminense e Internacional – 5 títulos cada. A mudança de transmissão marca o fim de uma era na Globo e representa mais um movimento agressivo da Record no esporte, reforçando a disputa entre as emissoras. Fique atento ao RD1 para saber todas as novidades!
