Após garantir a F1, Globo tenta “pescar” comentarista da Band e é pega de surpresa
Publicado por Marina Costa em 27/01/2026
Após garantir os direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2026, a Globo segue se movimentando nos bastidores para reforçar seu elenco esportivo. Em meio a esse processo, a emissora tentou contratar a jornalista Alinne Fanelli, atualmente na Band, mas acabou sendo surpreendida com uma recusa.
Após garantir a F1, Globo tenta “pescar” comentarista da Band e é pega de surpresa (Imagem: Divulgação/Globo/Band – Montagem – RD1)
Repórter do Grupo Bandeirantes desde 2018, Alinne foi convidada pela Globo para integrar o time de comentaristas do SporTV. O movimento fazia parte da estratégia da emissora visando a cobertura da Copa do Mundo feminina de 2027, que será disputada no Brasil e é tratada internamente como um dos grandes eventos do ciclo esportivo.
Segundo apurou a coluna, o convite foi recebido com cordialidade pela jornalista, que agradeceu o interesse, mas optou por não aceitar a proposta. A decisão foi baseada na avaliação de que, neste momento, suas perspectivas profissionais seriam mais promissoras dentro do próprio Grupo Bandeirantes.
Além disso, Alinne entendeu que a mudança exigiria uma transição definitiva de carreira, deixando a função de repórter para atuar como comentarista. Apesar de já ter exercido esse papel de forma pontual durante a Copa do Mundo feminina de 2023, pela CazéTV, ela considerou que ainda não se sente pronta para assumir esse posto de maneira permanente.
A recusa também pesa a favor do espaço que a jornalista deve ocupar nos próximos meses. Alinne integrará a equipe enviada pela Band para a cobertura da Copa do Mundo masculina de 2026, que será disputada entre junho e julho, nos Estados Unidos, México e Canadá, com transmissões pelas rádios do grupo.
Globo busca reforçar presença feminina no SporTV
A movimentação da Globo não é isolada. A emissora tem intensificado a busca por novos nomes femininos para o SporTV de olho especialmente na Copa do Mundo feminina de 2027. Recentemente, como já informado pela coluna, a comentarista Giovanna Kiill também recusou uma investida da Globo e optou por renovar seu contrato com a TNT Sports.
Atualmente, Alinne Fanelli atua como repórter da BandNews FM e da Rádio Bandeirantes, além de participar eventualmente como apresentadora e repórter da Band na TV aberta. A expectativa é de que a ampla exposição na cobertura da seleção brasileira fortaleça ainda mais seu nome no jornalismo esportivo nos próximos anos.
Escrito por
Marina Costa
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).