Canal bate a Globo, paga fortuna e garante campeonato mais importante do mundo

Enquanto a Globo segue focada em grandes propriedades como Copa do Mundo e campeonatos nacionais, um gigante internacional acaba de garantir o torneio mais valioso do futebol mundial fora do Brasil.

Globo
Rival da Globo garante campeonato (Imagem: Reprodução / Globo)

A ESPN renovou seu contrato para transmitir a Premier League na América do Sul e no Caribe até 2031. O novo acordo é estimado em cerca de £450 milhões, representando um aumento de 25% em relação ao contrato anterior.

Direitos internacionais superam mercado doméstico

O crescimento reforça uma tendência clara: os direitos internacionais da Premier League continuam em alta, enquanto o mercado doméstico do Reino Unido mostra estabilidade ou leve retração.

No Reino Unido, os novos contratos com Sky Sports e TNT Sports subiram de £1,63 bilhão para £1,67 bilhão por temporada.

No entanto, o aumento aconteceu porque o número de jogos transmitidos passou de 215 para 270 — ou seja, o valor por partida caiu cerca de 10%.

Já no exterior, o cenário é oposto. Atualmente, os contratos internacionais da Premier League geram cerca de £2,1 bilhões por ano, superando os £1,67 bilhão do mercado britânico. A diferença tende a aumentar nos próximos ciclos de negociação.

Mercado aquecido após a Copa do Mundo

A liga inglesa também projeta um salto significativo no valor dos direitos nos Estados Unidos após a próxima Copa do Mundo.

ESPN garante campeonato mundial (Imagem: Reprodução / ESPN)
ESPN garante campeonato mundial (Imagem: Reprodução / ESPN)

Hoje, a NBC Sports paga aproximadamente £378 milhões por ano em um acordo que vai até 2028 — e a expectativa é de forte concorrência quando o pacote for novamente ao mercado.

Com todos os 380 jogos por temporada já disponíveis ao vivo fora do Reino Unido, a demanda global segue robusta.

O novo contrato com a ESPN confirma que o campeonato mais importante e rentável do futebol mundial continua ampliando sua presença internacional — inclusive em regiões onde a Globo historicamente foi protagonista nas grandes transmissões esportivas.

A Premier League não comentou oficialmente o acordo, mas o recado ao mercado é claro: o futebol inglês segue valendo ouro.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]