Ney Matogrosso, de 85 anos, transformou seu sítio de 140 hectares, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, em um espaço de preservação ambiental.
Mais da metade da propriedade é dedicada à proteção da natureza, e o cantor afirma que mais de 10 mil animais silvestres já foram libertados no local.
A propriedade foi adquirida por ele ainda nos anos 1990.
Ney Matogrosso: a estrutura de conservação

Caetano Veloso e Ney Matogrosso são os grandes nomes da história da MPB. (Imagem: Divulgação)
Cerca de 80 hectares do terreno são protegidos por duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), modelo que garante a conservação da área de forma definitiva.
A área abriga um trecho de Mata Atlântica e se tornou também um local autorizado para a devolução de animais silvestres à natureza.
É um formato raro entre celebridades: transformar propriedade particular em reserva legalmente blindada, e não apenas em espaço de lazer.
A soltura mais recente
Uma preguiça-de-três-dedos foi a mais nova moradora a retornar à floresta do sítio de Ney Matogrosso.
O animal foi resgatado, cuidado e reabilitado pelo Instituto Vida Livre antes de ser considerado apto para a soltura.
Ney Matogrosso acompanhou o momento ao lado de Marisa Monte, e os dois publicaram um vídeo abrindo a caixa de transporte enquanto o animal subia sozinho em uma árvore.
“Amar é libertar”, escreveram na publicação.
Uma parceria de mais de uma década
A propriedade passou a receber ações de soltura em 2015, quando se tornou a primeira Área de Soltura de Animais Silvestres da organização.
O primeiro animal devolvido à natureza pelo projeto no local foi um gavião-caboclo.
Ney é patrono do Instituto Vida Livre desde o início do projeto e participa ativamente das ações da entidade, que atua no resgate, tratamento, reabilitação e devolução de animais silvestres.
O que o Instituto disse sobre a preguiça
“Ela se recuperou e agora está livre para ser quem é”, publicou o Instituto Vida Livre ao mostrar o retorno do animal à natureza.
Na caixa usada para o transporte, uma inscrição resumia o espírito do projeto: “Vida Livre”.
Marisa Monte e Ney Matogrosso: a dupla que também canta pela causa
Marisa Monte também colabora com a instituição, e os dois artistas já se apresentaram juntos em shows beneficentes para arrecadar recursos destinados ao trabalho com a fauna brasileira.
Em agosto deste ano, voltaram a cantar juntos em um evento no Rio de Janeiro com renda revertida ao Instituto Vida Livre.
É a combinação de patrimônio pessoal, ativismo de longa data e presença artística que sustenta o projeto há mais de dez anos.
Poucos artistas brasileiros mantêm um projeto de conservação ambiental dessa escala vinculado ao próprio nome por tanto tempo.
Aos 85 anos, ele segue em atividade artística e soma à carreira musical um capítulo de preservação ambiental pouco explorado por nomes de sua geração.
Sou jornalista formado pela UNIFG, tenho 26 anos e combino a vivência da grande redação com a dinâmica da comunicação digital. Minha trajetória inclui uma sólida experiência – com mais de 6 anos - como redator, onde atuei em diversas editorias, como Esportes, Entretenimento e Cidades. Além do jornalismo online, possuo forte atuação em Assessoria de Imprensa e Social Media. Tenho experiência pela criação de estratégias de conteúdo para redes sociais, o que inclui a produção e edição de vídeos em ferramentas como CapCut e Canva. Essa bagagem multimídia me confere versatilidade, agilidade e a capacidade de traduzir pautas complexas em conteúdos dinâmicos para diferentes plataformas e públicos. Linkedin: Manuel Dias

