Shakira destinou US$ 3,68 milhões à construção de uma escola preparada para receber até 1.700 estudantes em Cartagena, na Colômbia.
O aporte foi feito por meio da Fundação Pies Descalzos e voltou ao noticiário nesta semana, mais de uma década depois da inauguração do projeto.
A instituição é a Lomas del Peyé, no bairro La María.
A obra foi inaugurada em 2014 e teve investimento total de aproximadamente US$ 8 milhões.
A participação ligada à cantora correspondeu a cerca de 46% do orçamento divulgado para a construção.
Escola de Shakira foi construída em Cartagena
O complexo ocupa um terreno de aproximadamente 7.780 m² e foi planejado para atender crianças e adolescentes em diferentes etapas da educação.
O projeto reuniu 55 espaços funcionais, entre salas de aula, biblioteca, refeitório, áreas esportivas e ambientes de uso comunitário.
A capacidade de 1.700 alunos se refere ao desenho original da estrutura.
Hoje, a própria Fundação Pies Descalzos informa que a unidade atende mais de mil crianças e jovens por ano.
Isso mantém o colégio como uma das principais iniciativas educacionais ligadas à artista em Cartagena.
Construção também movimentou a comunidade local
Além do investimento educacional, a implantação da escola gerou trabalho na região.
Dados divulgados pela fundação apontam entre 350 e 400 empregos diretos durante a construção, com cerca de 60% das vagas ocupadas por moradores dos bairros próximos.
A proposta também foi pensada para funcionar além do horário das aulas.
Espaços de convivência, esporte e atendimento comunitário fazem parte do conceito de “escola de portas abertas” adotado pela organização em seus projetos.
A unidade reúne atendimento da primeira infância, ensino básico e etapas posteriores da formação escolar.
No aniversário de dez anos do projeto, a fundação voltou a destacar a permanência da operação e o papel da escola no bairro La María, uma das áreas socialmente mais vulneráveis de Cartagena.
Unidade faz parte da infraestrutura educacional na Colômbia
A Fundação Pies Descalzos segue usando a unidade como parte de sua rede de infraestrutura educacional na Colômbia.
Assim, o principal efeito do investimento pode ser medido pela continuidade do atendimento anual e pela presença do colégio em uma área considerada vulnerável de Cartagena.
Sou jornalista formado pela UNIFG, tenho 26 anos e combino a vivência da grande redação com a dinâmica da comunicação digital. Minha trajetória inclui uma sólida experiência – com mais de 6 anos - como redator, onde atuei em diversas editorias, como Esportes, Entretenimento e Cidades. Além do jornalismo online, possuo forte atuação em Assessoria de Imprensa e Social Media. Tenho experiência pela criação de estratégias de conteúdo para redes sociais, o que inclui a produção e edição de vídeos em ferramentas como CapCut e Canva. Essa bagagem multimídia me confere versatilidade, agilidade e a capacidade de traduzir pautas complexas em conteúdos dinâmicos para diferentes plataformas e públicos. Linkedin: Manuel Dias

