Novelas são grandes divulgadoras dos turismos nacional e internacional, e diversos cenários que aparecem na TV podem ser visitados por brasileiros. Quem é apaixonado pelas novelas e também por viagens fica sempre com aquela vontade de conhecer pessoalmente os locais onde os artistas eternizam seus personagens mais marcantes. A seguir, apresentamos uma lista de destinos turísticos que serviram de cenários para novelas. Já comece a pesquisar as passagens aéreas: os lugares sobre os quais falaremos a seguir são lindos e apaixonantes, assim como sua história de amor preferida.
Ilhéus (BA) – Gabriela (1975/2012)
Adaptadas do romance de Jorge Amado, as duas versões de Gabriela, produzidas e transmitidas pela Rede Globo, retrataram a cidade baiana de Ilhéus e seus dramas políticos. A personagem principal foi interpretada por Sônia Braga (1975) e Juliana Paes (2012), mas as belezas de Ilhéus também chamaram a atenção do público. Na cidade, além das praias, você poderá visitar fazendas de cacau (com direito à degustação de chocolate) e locais como o célebre cabaré Bataclan, eternizado pela obra de Jorge Amado.
Mangue Seco (BA) – Tieta (1989)
Tieta foi uma novela que marcou época, com personagens icônicos e trama avançada para seu tempo. Tieta (Betty Faria) e Perpétua (Joana Fomm) travavam uma verdadeira guerra entre irmãs e a novela ainda contava com diversas tramas paralelas divertidas e enigmáticas, como a história da Mulher de Branco (Claudia Alencar) e a superação de Tonha (Yoná Magalhães). Mas o cenário da cidade de Mangue Seco tornou-se um personagem com vida própria, ameaçado de destruição pelo poderoso empreendedor Arthurzinho da Tapitanga (Marcos Paulo). Foi o suficiente para todo o Brasil se apaixonar pelo destino, localizado no extremo norte do litoral baiano, na divisa com Sergipe, na vila de pescadores de Jandaíra. O local é banhado pelo rio Real e pelas águas salgadas do Atlântico, cenário perfeito para relaxar. Um verdadeiro paraíso.
Pantanal (MT) – Pantanal (1990)
Produzida pela extinta Rede Manchete, Pantanal contou a história de Juma Marruá (Cristiana Oliveira) e parou o Brasil com as paradisíacas imagens das terras mato-grossenses. A novela foi um sucesso estrondoso e fez uma infinidade de turistas se interessarem em desbravar o Pantanal e sua imensa biodiversidade. Parte da novela foi gravada em uma fazenda que pertencia a Sérgio Reis, mas muitas outras imagens de transição foram feitas nessa, que é uma das regiões mais selvagens do Brasil e a maior planície de inundação do mundo. As belezas naturais estonteantes exibidas pela novela renderam álbuns de figurinhas, estamparam capas de caderno e fizeram muitas pessoas correrem para comprar passagens aéreas para o Pantanal e conferir tudo de pertinho.
São Luís (MA) – Da Cor do Pecado (2004)
A trama que abordou o tema do racismo, com Reynaldo Gianecchini e Taís Araújo nos papéis principais, foi um sucesso e ajudou a tornar ainda mais concorrido o turismo em São Luís. Gravada na capital do Maranhão, a novela era ambientada no Centro Histórico, mostrando diversas imagens de pontos turísticos, além da feira de ervas no coração da cidade, onde, na trama, o jovem casal se conheceu.
Miami (EUA) – América (2005)
O sonho de Sol, personagem de Deborah Secco, era emigrar para os Estados Unidos e viver o american dream, com melhores oportunidades de trabalho e possibilidade de crescimento. A novela mostrou as dificuldades pelas quais passam os imigrantes ilegais em solo norte-americano para sobreviver, com subempregos e constante risco de deportação. Parte da novela foi gravada em Miami, onde a personagem Sol passa a viver. A produção usou os cenários mais típicos da cidade, incluindo várias cenas na orla de South Beach, mais famosa praia da cidade.
Deserto do Atacama – Bang Bang (2005)
Os produtores da novela da Globo, Bang Bang (2006), queriam recriar o Velho Oeste norte-americano e recorreram ao Deserto do Atacama, no Chile, para gravar cenas externas e fazer imagens de transição. A novela foi estrelada por Fernanda Lima e Bruno Garcia, mas quem protagonizou de fato foi a beleza do cenário, de tirar o fôlego de qualquer turista.
Grécia – Belíssima (2005)
A novela Belíssima, de Silvio de Abreu, apresentou ao Brasil um pouco da cultura grega. O folhetim nos deixou ainda mais apaixonados pela Grécia e colocou algumas expressões gregas, como Ela christé ké panagiá, na boca do povo. A parte estrangeira da produção foi gravada em três locações: na capital Atenas e nas ilhas Mykonos e Santorini. Enquanto Tony Ramos e companhia quebravam pratos de felicidade, nós admirávamos as paisagens estonteantes que apareciam nas cenas de transição.
Amsterdã (Holanda) – Páginas da Vida (2006)
O drama de Nanda (Fernanda Vasconcellos) começa a ser contado em Amsterdã. A personagem morava com o namorado Léo (Thiago Rodrigues) e é abandonada por ele após descobrir que está grávida. As primeiras cenas da novela foram todas gravadas na capital da Holanda e mostraram cenários típicos e de deixar qualquer turista boquiaberto. Páginas da Vida foi uma novela dramática, que encantou o público com belezas da Holanda e a história de amor entre mãe e filha adotiva.
Itália – Passione (2010)
Mais uma novela sobre a cultura de povos estrangeiros, Passione teve seus 40 primeiros capítulos gravados na Itália. As locações mais marcantes foram instaladas nas províncias de San Quirico e Montepulciano, bem antigas e com arquitetura típica. Tratando sobre o amor entre brasileiros e italianos, os cenários deixaram os turistas ainda mais apaixonados. Em 2009, as mesmas cidades foram usadas como locações para o filme Lua Nova, da saga Crepúsculo.
Praia da Pipa (RN) – Flor do Caribe (2013)
Protagonizada por Grazi Massafera e Henri Castelli, Flor do Caribe foi gravada na Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte. A intenção era criar a cidade fictícia de Vila dos Ventos, por isso, mais alguns pontos foram adicionados aos cenários, como as Dunas de Genipabu, a Natal e a Baía Formosa. Além de encher os olhos do público com lindos cenários nordestinos, a produção ainda gravou alguns capítulos na Guatemala, aproveitando as florestas tropicais do país.
Machu Picchu (Peru) – Amor à Vida (2013)
Em Amor à Vida, Paloma (Paolla Oliveira) e Ninho (Juliano Cazarré) se conhecem numa viagem ao destino mais visitado do Peru, Machu Picchu. Embora o cenário só apareça no início da novela, as imagens foram marcantes e geraram curiosidade em quem ainda não conhecia o ponto turístico. O romance de Paloma e Ninho dá início à série de acontecimentos da trama e incomoda Félix, o icônico personagem de Mateus Solano.
Carrancas (MG) – Império (2014)
Aguinaldo Silva parou o Brasil para contar a história de José Alfredo, o Comendador, interpretado pelo premiado ator Alexandre Nero. Só a história do ambicioso dono de uma famosa grife de joias já seria suficiente para chamar a audiência, mas o diretor Rogério Gomes queria impressionar. A trama se passa no Monte Roraima, na divisa do Brasil com a Venezuela, mas por questões técnicas, as cenas precisaram ser gravadas em Carrancas, Minas Gerais. A cidade não decepcionou com seu cenário deslumbrante. Na época, a novela foi uma ótima divulgadora do destino.
Austrália – Totalmente Demais (2015)
Na novela das sete, os personagens de Juliana Paes e Fábio Assunção se conhecem numa viagem à Austrália. O destino aparece apenas nos primeiros capítulos, mas foi suficiente para mostrar praias lindíssimas, como a Whitehaven Beach, a Grande Barreira de Corais e a capital Sydney, tão cosmopolita quanto qualquer grande certo do ocidente.