O “Jornal Nacional”, da Globo, deste sábado (29), apresentou a última edição de “O Brasil Que Eu Quero” e mostrou números grandiosos da campanha, após os quase sete meses do espaço aberto nos telejornais da emissora para exibir vídeos de brasileiros falando sobre os seus desejos para o país.
Com William Bonner e Renata Vasconcellos apresentando, um vídeo mostrou o tamanho da campanha que movimentou o jornalismo do canal. “Esses [vídeos] foram os últimos a dividir com o Brasil inteiro o Brasil que eles querem para o futuro. Esse projeto só foi possível porque mais de 50 mil brasileiros mandaram vídeos e a gente do lado de cá montou um time de jornalistas para cuidar exclusivamente de receber e publicar um vídeo de município todos os dias“, afirmou o apresentador.
“E de todos os nossos 5.570 municípios, apenas em 27 os cidadãos foram vencidos pela dificuldade de conexão com a internet ou pelas limitações do celular disponível e não conseguiram aparecer aqui. Mas com toda certeza foram representadas por outras 5.543 vozes, 99,5% dos municípios apareceram aqui”, acrescentou a jornalista.
A campanha começou no dia 4 de março e chamou atenção, inicialmente, com as “aulas” dos jornalistas sobre como filmar para aparecer nos telejornais: com o celular na horizontal e na frente de um ponto turístico da cidade.
“O objetivo do projeto ‘O Brasil Que Eu Quero’ era divulgar todo tipo de exigência cidadã nesse ano eleitoral. Fazer com que fosse ouvidas pelos candidatos”, finalizou Bonner.
O “Fantástico”, neste domingo (30), abordará o assunto e mostrará o perfil dos brasileiros que mandaram vídeos e os cinco desafios do Brasil que mais apareceram no projeto. Ao longo da semana, o “JN” também terá uma série de reportagens sobre a campanha. Já na sexta-feira (5), no “Globo Repórter”, sete pessoas que mandaram seus depoimentos terão suas histórias contadas.
Assista ao vídeo:
Saiba Mais:
Em entrevista ao “JN”, Bolsonaro coloca urna eletrônica em xeque; Globo rebate candidato
Rodrigo Bocardi confunde repórteres em telejornal da Globo
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]