A medição de audiência das emissoras de televisão brasileiras terá novas mudanças em 2019. A partir de 1º de janeiro, a representatividade de cada ponto crescerá. As alterações são feitas com base em novas estimativas populacionais, e são necessárias para retratar com maior realidade o impacto junto ao público.
No próximo mês, cada ponto de audiência passará dos 71,8 mil domicílios para 73 mil em São Paulo. É a principal praça de medição, e que determina as principais mudanças nas grades de programação ou no enredo de telenovelas dos canais, por exemplo.
Já no Rio de Janeiro, segunda maior praça, a representatividade pulará de 45,2 mil lares para 46,1. Duas maiores praças a seguir, Belo Horizonte vai de 19,1 mil para 19,6 mil, e Porto Alegre, de 15,3 mil para 15,7 mil.
As mudanças também atingem a representatividade de cada ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT). Agora, cada ponto vai equivaler a 254 mil domicílios, ante os 249 mil analisados neste ano. Cada um deles equivale a 1% do universo pesquisado em cada praça aferida.
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