Com novelas em crise, Globo decide adiantar grupos de discussão

Globo

Em crise, “O Sétimo Guardião” não decola na audiência e preocupa a Globo (Imagem: Divulgação / Globo)

Prática comum dentro do departamento de Dramaturgia da Globo, os grupos de discussão servem para avaliar a resposta do público com as novelas que estão no ar. É a partir do seu resultado que a direção da emissora analisa se deve ou não incluir mudanças nas suas tramas.

Passando por uma crise de audiência em suas atuais novelas, o canal da família da Marinho decidiu antecipar as pesquisas, que normalmente acontecem dois meses após a estreia dos folhetins.

De acordo com Fernando Oliveira, da rádio Jovem Pan, com as três principais produções em baixa, a Globo decidiu que a partir de agora todos os debates serão antecipados, sendo feito um mês depois da exibição do primeiro capítulo.

Com a mudança, a vênus platinada espera poder reverter uma possível crise de audiência com maior antecedência. Isso evitaria uma série de problemas, como aconteceu com “O Sétimo Guardião”, que apesar de já ter mais de três meses no ar, ainda não decolou.

Vale lembrar que os grupos de discussão servem para saber o que está funcionando dentro daquela história. Como é uma obra aberta, a novela sofre alterações a partir da análise dos telespectadores. A partir daí é decidido quais personagens ganharão, ou perderão, destaque e quais rumos da história devem ser corrigidos.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.