Autora da Globo, Maria Carmem Barbosa luta contra Mal de Alzheimer

Maria Carmem Barbosa

Maria Carmem Barbosa ao lado do marido, José Dartagnan Jr, falecido nesta segunda-feira (25) (Imagem: Armando Araújo – Reprodução / O Globo)

A novelista Maria Carmem Barbosa, 71 anos, enfrenta uma batalha contra o Mal de Alzheimer. O estado de saúde da autora foi revelado pelo amigo Miguel Falabella, em resposta a seguidores via Instagram, no post em que lamentou a morte de José Dartagnan Jr, 64 anos, esposo de Maria Carmem. O ator, que tinha hepatite C, lutava contra uma pancreatite.

Graças a Deus que Maria Carmem não viu nada disso, está fora do ar, ela sofre do Mal de Alzheimer. Uma coisa inacreditável isso tudo, cara. Passei a vida com eles. De repente, acabou tudo. Eles viveram um para o outro, e não tiveram filhos”, relatou Falabella.

O multimídia havia legendado a foto de D’Artagnan com “Querido D’Artagnan, obrigado pelas gargalhadas, pelos bons momentos que passamos juntos. Finda-se uma era. Que bom que Maria Carmem não pode atravessar a dor dessa perda. Ela não suportaria”. As duas últimas frases causaram confusão entre os seguidores, como as atrizes Heloísa Périssé e Narjara Turetta, que questionaram Miguel Falabella sobre a “morte” da autora.

Maria Carmem Barbosa estreou na Globo na década de 1970, como produtora. Respondeu pelas primeiras séries brasileiras – como “Malu Mulher” e “Carga Pesada”, ambas de 1979 –, bem como pelas primeiras minisséries – caso de “Lampião e Maria Bonita” (1982). Posteriormente, foi roteirista de “Armação Ilimitada” (1985), “Delegacia de Mulheres” (1990), “Brasil Legal” (1994) – com Regina Casé – e “Sandy e Junior” (1999).

Ganhou fama, porém, em suas parcerias com Miguel Falabella, nas novelas “Salsa e Merengue” (1996) e “A Lua Me Disse” (2005) e nos humorísticos “Sai de Baixo” (1996) e “Toma Lá, Dá Cá” (2007). Também colaborou em “Olho no Olho” (1993), de Antonio Calmon, e dividiu a autoria de “Lua Cheia de Amor” (1990) com Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares.

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.