Diante da proposta de unificação das empresas do seu conglomerado, o Grupo Globo lançou recentemente o Livro da Marca, uma obra digital gratuita que mostra com detalhes o processo de evolução pelo qual a marca passou nos últimos cinco anos, entre outras informações.
A produção mostra a materialização de sua personalidade e essência, é muito mais do que um manual do que pode ou não ser feito. É considerado o caminho para um futuro onde o que mais importa são as pessoas.
- Veja Também: Direção da Globo define futuro de Angélica
O projeto apresenta detalhes que foram pensados para representar de forma lúdica os valores da marca, dentre o principal está o movimento traduzido através de um formato dinâmico, com elementos que promovem a interação com os seus usuários.
Logo no início do livro, o movimento se mostra como destaque no filme institucional “O Conto da Marca”, que apresenta os valores da companhia de maneira estética. “Marcas contemporâneas não guardam segredos com as pessoas. E não guardar segredo é se expor. Expor os seus valores, o que se é. A Globo vem fazendo isso há algum tempo, é uma marca que quer conversar cada vez mais. O lançamento do Livro da Marca é parte desse caminho, parte da construção dessa marca aberta, humana. É um material público, que apresenta todos os atributos pelos quais essa marca conversa com as pessoas e com a sociedade”, afirma Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo.
- Veja Também: Globo diminui inserções comerciais da Som Livre
O site do livro propõe ainda uma viagem nos diferentes logos adotados pela emissora, desde a fundação da empresa, em 1965, até os dias atuais. Nele também é possível testar volumes do logo para utilização, detalhes sobre a tipografia, uso da linguagem visual e muitas outras informações e curiosidades.
A seção downloads, restrita a funcionários e convidados, traz o logo da Globo, além da sua família completa de Globotipo, que serve como uma orientação de como utilizar da maneira correta os elementos visuais em diferentes ferramentas e situações.
O lançamento do livro vem também com o filme “O Conto da Marca”, making of da produção que reuniu a colaboração de muitos profissionais reconhecidos no mercado. Os diretor de fotografia Adriano Goldman e a coreógrafa Cassi Abranches fazem parte deste time.
Atualmente, a Globo possui mais de 115 marcas diferentes, entre os seus produtos dentro do entretenimento, jornalismo e esporte. O Livro da Marca tem como objetivo reforçar a presença da empresa na relação com o público.
Confira o making of:
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.