Rafa Brites faz desabafo e assume ser mais frágil do que os homens

Rafa Brites

Rafa Brites desabafou em textão no Instagram (Imagem: Reprodução / Instagram)

A atriz Rafa Brites tem usado as quinta-feiras para compartilhar textos antigos escritos por ela mesma. Geralmente, eles vêm acompanhados de uma reflexão. No último, Rafa falou sobre o “sexo frágil”.

“Sou frágil. Estou suscetível a um temporal, uma queda ou uma voz exaltada. Sou mais frágil que um homem, sim. Tudo me machuca mais. Me toca no fundo. Tem a capacidade de me arrasar em alguns segundos. Para o frágil não é necessário nada brusco para afetar. Algo sutil, que ao ‘forte’ não surtiria nenhum efeito abala o frágil”, desabafou sobre si mesma.

Além da fragilidade, Rafa falou sobre sua sensibilidade hiper apurada. “Nós, mulheres, lemos as entre linhas. Percebemos que nossa vizinha precisa de ajuda com apenas um olhar no elevador. Sentimos que nosso filho se machucou antes mesmo de o telefone tocar da escola. Sabemos exatamente o dia que podemos cobrar nosso parceiro(a) ou o dia de abraçá-lo (a) e confortá-lo (a). Sabemos que certa pessoa não é confiável após 30 segundos de conversa”, escreveu.

Sobre sua condição de mulher, a atriz continuou: “Ela não é pejorativa. Não me faz menos. Minha sensibilidade requer que você lide comigo com cuidado redobrado, não que porque eu precise, mas porque eu gosto. O dia em que o mundo perceber o mundo mais frágil, cuidaremos mais um dos outros. Não precisamos vencer na força, nem na brutalidade. […] Mas, ó, se precisar também, fazemos guerra”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

#TBTexto FRÁGIL: Em meio a nossa luta (legítima) por igualdade de direitos, reconhecimento profissional(salarial) e tudo o que permeia a tão usada expressão empoderamento feminino chamar-nos de sexo frágil passou a ser ofensivo! Passei a refletir sobre a palavra frágil: aquilo que quebra facilmente ; algo delicado; a ser manuseado com cautela. Pensar que usamos esse vocabulário para uma taça de cristal, uma flor ou um bebê, me fez aceitar que sim! Sou frágil.Estou sucetivel a um temporal, uma queda ou uma voz exaltada. Sou mais frágil que um homem sim. Tudo me machuca mais. Me toca no fundo.Tem a capacidade de me arrasar em alguns segundos.Para o frágil não é necessário nada brusco para afetar…Algo sutil, que ao “forte” não surtiria nenhum efeito abala o frágil. E assim… nós mulheres lemos as entre linhas… Pecebemos que nossa vizinha precisa de ajuda com apenas um olhar no elevador. Sentimos que nosso filho se machucou antes mesmo do telefone tocar da escola. Sabemos exatamente o dia que podemos cobrar nosso parceiro(a) ou o dia de abraça-lo (a) e conforta-lo (a). Sabemos que certa pessoa não é confiável após 30 segundos de conversa.Que o ambiente está com a energia pesada só de por os pés no local. A hora certa de dizer para nossa colega de trabalho:vai pra casa que eu te cubro… Acordamos antes do despertador.Sabemos que nossa prima está grávida antes dela contar. Que a criança está com febre antes de medir com termômetro…Que alguem esta se insinuando timidamente ou mentindo descaradamente. Para nós nada precisa ser explícito,explicado. Nossa fragilidade deixa o mundo menos duro.Mais fluido Eu a uso como minha aliada. Ela não é pejorativa. Não me faz menos. Minha sensibilidade requer que você lide comigo com cuidado redobrado, não que porque eu precise, mas porque eu gosto.O dia em que o mundo perceber o mundo mais frágil cuidaremos mais um dos outros. Não precisamos vencer na força nem na brutalidade.Não precisamos arregaçar a manga e mostrar o muque para ocupar nosso espaço. O vigor fisico da espaço ao estofo emocional.Vencemos e venceremos na fragilidade. Mas ó se precisar tmb… fazemos guerra hein…

Uma publicação compartilhada por Rafa Brites (@rafabrites) em

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.