A Globo deixou os telespectadores que shippam o casal Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anajú Dorigon) frustrados com a exibição do capítulo de “Órfãos da Terra” da última sexta-feira (6).
A cena de beijo entre as duas mulheres, inclusive anunciada pela própria emissora, não aconteceu após ser cortada da edição final. Em nota, a comunicação do canal dos Marinho informou que o motivo para a decisão foi “puramente artístico”.
Nas redes sociais, o público se revoltou com a posição da Globo e chegou a encabeçar a campanha “Vamila Sem Censura”, expressão utilizada pelos fãs do casal.
“A cena foi linda demais no pedido de casamento! As duas se entregaram para a cena real e a Globo faz isso. Que desrespeito até com as próprias atrizes”, disparou um perfil. “Atenção, Globo fazendo propaganda enganosa, o que infringe os direitos do consumidor. Passaram uma semana divulgando matérias sobre beijo [de] Vamila em seus respectivos sites, na tentativa de aumentar a audiência, e no momento final andaram para trás”, denunciou outro que representa um fã-clube do casal.
O beijo, aliás, foi divulgado na semana passada pela própria Globo no site oficial da novela, com a descrição de como seria a sequência. A publicação, porém, foi retirada do ar após a divulgação do capítulo no Globoplay, que disponibiliza as imagens um dia antes da veiculação na TV. O beijo na boca foi trocado por um no rosto.
A posição da Globo vai contra as últimas demonstrações de aceno à diversidade que o canal vem adotando nos últimos anos. Em “Bom Sucesso”, no dia 29, por exemplo, os atores Rafael Infante e Diego Montez protagonizaram um selinho em uma cena muito elogiada nas redes sociais.
Vale lembrar ainda que até mesmo no horário das 18h uma cena de beijo entre
iguais estrelada por Juliano Laham e Pedro Henrique Müller foi ao ar em “Orgulho e Paixão” (2018).
Além disso, a postura é totalmente o oposto da posição da Globo em relação à censura promovida pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), à uma HQ com temática LGBTQI na Bienal do Livro.
Durante o último final de semana, durante a programação da emissora e também na da GloboNews, bem como nos veículos de rádio e jornais do Grupo Globo, a Globo se posicionou contra a censura e deu espaço aos críticos de Crivella, que vem a ser sobrinho de Edir Macedo, proprietário da Record.
Nas redes sociais, da mesma forma que elogiaram a conduta do plim plim neste caso, os internautas acusam a emissora de ser hipócrita, uma vez que defende a venda do HQ, que traz um beijo entre dois personagens masculinos, ao mesmo tempo que censura um beijo no folhetim de Duca Rachid e Thelma Guedes.
Vocês vê o defeito que essa cena não tem! Está tudo perfeito, as falas, a química que as atrizes transmite em cena. A música…. tudo perfeito. @BiaArantes e @anajudorigon estão de parabéns. Elas se entregaram as suas personagens!
VAMILA SEM CENSURA pic.twitter.com/X1kcR27PHl
— ??́??? ? ? (@Rocha1713) September 5, 2019
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.