Ivan Moré compartilhou uma experiência pesada dentro de uma penitenciária. O jornalista deu uma palestra para cem detentos, em Guarulhos, em São Paulo, e revelou histórias e detalhes da vida dos presos que o deixou emocionado.
VEJA ESSA
“Passei a tarde numa penitenciária de segurança máxima”, começou o ex-Globo, que dividiu uma história que ouviu de um dos homens. “‘Nós somos a escória, Ivan. Somos as raspas e o resto de uma sociedade que não sabe o que nós vivemos aqui dentro’. Esse foi o depoimento de um dos vários detentos que ouvi hoje”.
A convite de uma ONG, o jornalista deu uma palestra para quem vive na prisão: “Fui com o coração aberto, apenas para tentar motivá-los a encontrar o caminho do bem e dar uma esperança de mudança a cada uma das vidas que estão detrás das grades”.
O famoso contou que a prisão está longe de ser um lugar de transformação positiva social. “Hoje no contato que tive com cada um dos cerca de 100 homens, senti que todos estavam à espera de uma única palavra de transformação. Há de tudo dentro de um presídio, menos motivação. E foi exatamente isso que tentei levar”, afirmou.
Moré visitou uma cela, destacou a superlotação do local e a rotina dos prisioneiros: “Visitei por dentro uma cela. Num espaço para 6, vivem 15. E eles passam 20 horas por dia na tranca. São 4 horas de banho de sol. Achei enlouquecedor. Estamos no caminho certo como sociedade? É o que me pergunto”.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].