Alvo frequente de ataques do presidente Jair Bolsonaro e de outros políticos, como o ex-presidente Lula, o Jornal Nacional viu sua audiência disparar desde janeiro, quando o novo governo assumiu o Palácio do Planalto.
VEJA ESSA
No mês de outubro, William Bonner e Renata Vasconcellos alcançaram 29 pontos de média, três pontos a mais que o registrado em janeiro (26 pontos), quando Bolsonaro assumiu o mandato conquistado nas eleições de 2018.
Os dados ficam ainda melhores para a Globo pelo número de televisores ligados (share). Ao todo foram 47%. Isso significa que de 100 televisores sintonizados no país, quase a metade estava ligada no Jornal Nacional. A informação é da coluna de Ricardo Feltrin, do UOL.
Em 2019, a maior audiência da atração foi registrada em 19 de agosto. Naquele dia, o principal telejornal do país garantiu audiência de novela das 21h: foram 36 pontos de média e 51% de share no PNT (Painel Nacional de Televisão).
Longe dos 40 pontos registrados com frequência na primeira década do milênio, o JN ainda é líder e com folga diante de outros telejornais da TV aberta, como o SBT Brasil, o Jornal da Record e o Jornal da Band. Os três raramente ultrapassam a barreira dos dois dígitos de média.
Jornal Nacional bomba na web após repudiar Bolsonaro
O Jornal Nacional foi alçado aos Trending Topics Brasil, no Twitter, após a leitura de um editorial da Globo, em repúdio às declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre a jornalista Miriam Leitão. Bolsonaro afirmou que a contratada da emissora mentiu ao dizer que foi torturada e abusada durante a ditadura militar (1964 – 1985); as denúncias de Miriam constam em documentos oficiais acerca do regime.
Além do “Jornal Nacional”, Miriam Leitão e Renata Vasconcellos, responsável pela leitura da nota, também foram parar nos TTs. Bolsonaro já ocupava posição de destaque na rede social, desde o início do dia, através da tag #200DiasDeVergonha – referência aos primeiros meses de seu governo.
“O ‘Jornal Nacional’ arrastando a cara do presidente da república no chapisco“, definiu um usuário. “‘Jornal Nacional’ desmascarando mais um ataque de Bolsonaro a nossa democracia“, escreveu outra. “Queria ser tão educada assim quando se trata de falar do Bolsonaro. Depois desse vídeo do ‘Jornal Nacional’, minha admiração pela Renata só aumentou“, admitiu mais uma.
O editorial da Globo defendeu a honra de Miriam Leitão e lembrou que, antes de Bolsonaro, militantes do PT – e até o mesmo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – atacaram a jornalista. Também parabenizou Miriam pela “independência em relação a governos, sejam de esquerda, de direita ou de qualquer tipo“.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.