Exclusivo: Autora vai à Justiça para impedir exibição de novela na Band

A autora Marina Medeiros

A autora Marina Medeiros

O processo de plágio envolvendo a autora brasileira Marisa Medeiros e a rede de TV portuguesa TVI ganhou um novo capítulo na última semana.

Há alguns dias, a escritora entrou na Justiça reivindicando a autoria da novela A Única Mulher, exibida entre 2015 e 2017 no país e adquirida recentemente pela Band como uma provável sucessora de Ouro Verde no horário nobre.

O RD1 obteve com exclusividade a notificação judicial enviada pelos advogados da escritora à Band no dia 28 de janeiro. No documento, os representantes de Marisa informam que a trama portuguesa é plágio de uma de suas obras, A Sete Chaves, e que o caso está sob investigação policial em um distrito de Lisboa.

“A notificante busca preservar seu Patrimônio Imaterial de contínua violação. Cumpre ressaltar que é de fundamental importância que seja deferida a expedição de edital, haja vista que eventuais patrocinadores têm interesse jurídico no conteúdo da presente Notificação”, diz o texto.

Foram anexados aos autos matérias feitas pela imprensa e comparativos do argumento que provariam o plágio.

O documento faz ainda uma interpelação e pede que a trama não seja exibida no Brasil até que “as demandas da TVI e das produtoras da novela sejam findadas”, sob pena de ajuizamento de ação cabível nos moldes de Leis de Direitos autorais.

Procurado pelo RD1, o advogado de Medeiros, Auriberto Gurgel, esclareceu que não há nenhuma ação contra a Band, apenas uma intimação. “Notificamos sobre o que está a acontecer e interpelamos para que não haja exibição de uma obra advinda de um plágio. Não há litígio contra a Bandeirantes”, garantiu.

Por coincidência, José Eduardo Moniz, um dos executivos da TVI na época de exibição de A Única Mulher, que também entrou no processo da autora brasileira, é hoje um dos principais nomes do artístico da Band.

Daniel Ribeiro
Escrito por

Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].