Depois de dois episódios exibidos aos domingos, o The Four Brasil, de Xuxa Meneghel, migra para as noites de quarta-feira já a partir desta semana. Essa manobra, porém, gerou reflexos em outras atrações. O Troca de Esposas, de Ticiane Pinheiro, tem quatro episódios inéditos gravados que agora vão para a gaveta. A informação foi confirmada à coluna pela assessoria da Record.
VEJA ESSA
Em resposta aos questionamentos desta coluna, a emissora alegou que eles vão ao ar em outro momento, mas não informou quando isso irá acontecer. Oficialmente, a mudança no dia de exibição do The Four está alinhada a uma série de ajustes na programação em decorrência da pandemia de coronavírus.
Porém, também é possível interpretar essa troca como uma reação a audiência aquém da esperada da grade dominical. Precipitada por melhores resultados, a Record não teve a paciência que este jornalista sugeriu há algumas semanas.
A dinâmica do The Four Brasil
No terceiro episódio, Xuxa recebe em seu palco quatro novos candidatos. Eles tem a missão de desbancar os finalistas da atração. Até o momento, fazem parte do grupo chamado The Four os seguintes participantes: Alma Thomas, Jezreel, Jonh Bianchi e Victor Mota.
O reality subverte a dinâmica dos programas do gênero. Logo na estreia, o público já conhece os quatro finalistas. Enquanto estes concorrentes precisam manter seus lugares na disputa, a missão dos demais candidatos é conquistar a aprovação dos três jurados. Dessa maneira, eles ganham a oportunidade de desafiar um dos competidores desse grupo especial. Ou seja, a cada programa, um novo finalista poderá surgir.
A tarefa de avaliar os candidatos cabe à cantora Aline Wirley e ao produtor musical e empresário João Marcello Bôscoli, já veteranos. Nesta temporada, eles ganharam a companhia do músico e ator Paulo Miklos, estreante na função. O grande vencedor é contemplado com um prêmio de R$ 300 mil.
Indefinição nos realities e dramaturgia
A coluna também questionou a Record sobre o impacto da pandemia de Coronavírus nos realities previstos para esse ano. Como única informação concreta, salientou que o The Four ainda não está totalmente gravado, mas possui boa frente de programas. A emissora ainda não definiu o cronograma da fase final.
Por outro lado, a assessoria afirmou não ter, até esse instante, um posicionamento oficial sobre a exibição dos demais realities. Isso inclui, na prática, o Dancing Brasil – também comandado por Xuxa – e A Fazenda, de Marcos Mion. Dessa lista também fazem parte o Power Couple e o Canta Comigo, atrações que eram apresentadas por Gugu Liberato.
A indefinição também se estende a dramaturgia. Não há, por enquanto, uma resolução sobre Amor Sem Igual – única novela inédita no ar -, nem sobre as próximas tramas que ocuparão o horário nobre.
As medidas de prevenção ao COVID-19
Além dos esclarecimentos prestados à esta coluna, a Record divulgou um longo comunicado para ressaltar suas providências no combate ao vírus. Entre as medidas destacadas estão a suspensão das gravações de novelas no Rio e em Marrocos.
A emissora também informa que funcionários com mais de 60 anos ou que, por algum outro fator, façam parte do grupo de risco, foram dispensados. Cerca de 1000 colaboradores de todos os setores, incluindo o jornalismo, passam a trabalhar em home office.
Equipes de jornalismo estão com microfones extras para os entrevistados. Todas as pessoas que circulam pelos estúdios foram orientadas a manter as distâncias mínimas recomendadas pelas autoridades de saúde.
Finalmente, os veículos da frota são higienizados e descontaminados diariamente. Os processos de limpeza se estendem às estações de trabalho, dentre as quais se incluem computadores, switchers, ilhas de edição, telefones, cadeiras, etc.
Incentivo ao distanciamento
Para encerrar, vale o destaque a uma iniciativa simbólica do SBT em apoio ao distanciamento seguro entre as pessoas. Alinhada a esse movimento, a emissora disponibilizou, na plataforma SBT do Bem, um vídeo no qual separa as cores de sua marca. Assista:
Além disso, tem convocado seu casting, que está em casa, para produzir conteúdos especiais e educativos com chamadas na TV e nas plataformas digitais do SBT. Exemplo desta ação, a série Saiba Como se Proteger do coronavírus traz dicas e cuidados básicos para a população.
A emissora realizou ainda uma parceria com a plataforma Helloo Mídia – especializada em comunicação exterior, como em condomínios residenciais, por exemplo – para veicular todos os conteúdos produzidos para o maior número de pessoas.
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.