Record, SBT, Band e RedeTV! adotam medidas contra o coronavírus; saiba quais

SBT
Gravações do Programa Silvio Santos estão suspensas (Imagem: Divulgação / SBT)

Colaboração: João Paulo Dell Santo

A pandemia de Coronavírus já está afetando uma das grandes paixões do brasileiro: a televisão. Seja em alterações no modelo de gravação ou mesmo com relação a frente de programas gravados disponíveis para exibição, Record, SBT, Band e RedeTV! adotam medidas contra o coronavírus.

Entenda como a nova doença está impactando os bastidores – e também a grade de programação – de cada uma das emissoras:

Record

Record
Rotina do Jornalismo da Record não será afetada pelo novo Coronavírus (Imagem: Divulgação / Record)

Consultada pelo RD1, a Record informa que, por enquanto, não estão previstas alterações no esquema de gravação ou exibição das novelas. Da mesma maneira, a pandemia de Coronavírus não deve afetar a rotina do departamento de jornalismo.

Na contramão, a gravação de Hora do Faro prevista para esta semana acontecerá sem plateia. Já o The Four, de Xuxa Meneghel, ficará no meio do caminho. A ocupação do estúdio ficará limitada a 60 espectadores. A redução, no entanto, só será percebida por quem está em casa em aproximadamente cinco semanas.

Até o fechamento deste texto, a emissora ainda não havia definido o esquema de gravações de Sabrina Sato e o seu Domingo Show.

SBT

SBT
Prevenção ao Coronavírus tirou plateia do Domingo Legal (imagem: Reprodução / SBT)

Depois de exibir o bloco ao vivo do último Domingo Legal sem plateia, o SBT informou ao RD1 que, nesta semana, não há gravações previstas do Programa Raul Gil, Programa Silvio Santos e A Praça é Nossa.

Em um primeiro momento, nada muda com relação aos outros programas, que continuarão recebendo auditório. Todavia, a emissora faz questão de salientar que desencorajou a participação de idosos com mais de 65 anos nas caravanas.

Como medidas preventivas, salas de espera e estúdio estão equipados com frascos de álcool gel. Além disso, os auxiliares de auditório estão sendo capacitados para orientar o público sobre o procedimento correto para fazer a higienização das mãos.

Finalmente, o SBT se compromete a avaliar a necessidade da presença de auditório caso a caso. O objetivo é limitar ao máximo o número de pessoas nas gravações.

Band

Band
Suspensão da NBA vai afetar a grade da Band (Foto: Reprodução)

A exemplo da Globo, a suspensão de competições esportivas no Brasil ou mundo afora, também vai afetar a grade da Band. A emissora detém os direitos de transmissão dos seguintes torneios: NBA, NBB, Copa do Brasil Masculino e Campeonato Brasileiro Feminino. Para preencher essa lacuna, informou o canal ao RD1, serão exibidos filmes.

Quanto aos programas próprios, a Band reitera que as gravações do Pesadelo na Cozinha continuam. Os trabalhos da nova temporada do MasterChef, por sua vez, ainda não começaram.

A emissora também esclarece que reforçou o alerta aos seus profissionais sobre os riscos de contaminação pelo coronavírus. Como parte dessa proposta, são repassadas orientações sobre a importância de se seguir as medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de Saúde.

RedeTV!

RedeTV!
Encrenca também perde plateia (Imagem: Divulgação / RedeTV!)

Em resposta ao questionamento do RD1, a RedeTV! informa que continua acompanhando as atualizações sobre o coronavírus (Covid-19) no país e no mundo e avaliando medidas de prevenção.

Além do Encrenca, exibido sem plateia no último domingo (15), a emissora suspendeu a participação do público nas gravações do Superpop, Sensacional e Você na TV previstas para esta semana.

Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.
WordPress Lightbox