A edição deste sábado (28) do Jornal Nacional enalteceu o trabalho de Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro. O noticiário da Globo, porém, não deixou uma fala de Mandetta contra a imprensa passar batido. O revide do telejornal mais assistido do país veio em forma de “quase editorial”, através da voz firme de Ana Paula Araújo – que comandou o JN ao lado do estreante na função Hélter Duarte.
VEJA ESSA
O Jornal Nacional destacou diversas falas do ministro durante coletiva na tarde de hoje. Boa parte delas contrárias ao que foi dito por Bolsonaro ao longo da semana – insistindo, por exemplo, na manutenção do isolamento domiciliar, da suspensão das aulas e do fechamento do comércio; também discordando das muitas carreatas convocadas por apoiadores do Presidente nos últimos dias.
Mas, após a exibição de tais trechos da entrevista de Mandetta, Ana Paula Araújo citou uma fala em defesa do Presidente da República – sobre a suposta preocupação dele com o avanço da covid-19 no Brasil. Em seguida, a resposta do Jornalismo da Globo à outra colocação de Luiz Henrique.
“O ministro da Saúde encontrou uma outra maneira de agradar o presidente. Criticou o trabalho da imprensa afirmando que os meios de comunicação são ‘sórdidos’, porque, na visão dele, ‘só vendem se a matéria for ruim’”, iniciou Ana Paula. “Na pandemia de um vírus letal contra o qual não há medicamento ou vacina, é estarrecedor que ele não reconheça que o nosso trabalho”, prosseguiu.
“O trabalho de todos os colegas jornalistas – daqui da Globo, mas também de todos os veículos – é um remédio poderoso: dar informação para que o povo possa se proteger. Há muitos trabalhos essenciais; o dos médicos, enfermeiros, em primeiro lugar. Mas nós jornalistas estamos nas redações e nas ruas, arriscando nossa saúde para cumprir a nossa missão. E fazemos isso com orgulho”, rebateu.
A resposta do Jornal Nacional a Luiz Henrique Mandetta repercutiu na web.
Confira:
Ana Paula Araújo fez a compra do mês e tomou café da manha, almoçou e jantou o Ministro da Saúde #JN pic.twitter.com/8sQgBTT1jt
— Alef de Lima (@limaalef) March 28, 2020
Amando que o quadro PISTOLADA DO DIA continua mesmo durante o rodízio. #jn
— Lucas Félix (@lucasfelix) March 28, 2020
Ana Paula Araújo batendo uma real no ministro (capacho) da saúde.
— Bosco Lima (@boscolima14) March 29, 2020
Ana Paula Araújo, faço as suas as minhas palavras. Mais respeito a imprensa desse país que luta dia a dia para levar as melhores informações aos brasileiros. #JornalNacional
— Cadu (@Ecaduar) March 29, 2020
Jornal Nacional comendo o c* do Ministro da Saúde.
— Haddad Debochado (@HaddadDebochado) March 28, 2020
“ O ministro da saúde arrumou uma outra maneira de agradar o presidente “
Jornal Nacional jantando o Mandetta ????— Raquel Pires (@pires_raquell) March 29, 2020
JN fazendo editorial contra o pedagio que Mandetta pagou no fim da entrevista chamando a imprensa de sórdida
— Vera Magalhães (@veramagalhaes) March 28, 2020
Emocionada com tantas mensagens bacanas pelo JN de hoje. Muito obrigada! Seguimos JUNTOS no combate à essa pandemia. E viva o jornalismo ❤️
— Ana Paula Araújo (@anapaulaaraujo) March 29, 2020
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.