Uma tendência, que já se previa nos últimos anos, finalmente se tornou realidade no último mês de maio. A audiência das plataformas de streaming superaram pela primeira vez a TV Paga.
VEJA ESSA
Dados obtidos pelo jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, revelaram que o desempenho geral de conteúdo nos serviços de Vídeo On Demand (VOD) foi de 6,9 pontos e 14,6% de share no Painel Nacional de Televisão (PNT).
No mesmo período, os canais pagos registraram 6,7 pontos e 14,1% de share. Os números correspondem a faixa das 07 à 0h, considerado como o “horário comercial”. Os índices referem-se a 15 maiores regiões do país. Cada ponto equivale a 250 mil domicílios.
O streaming também superou a TV Paga na média das 24 horas do dia. Apesar de empatar com 5,7 pontos dentro deste período analisado, os serviços obtiveram um décimo a mais na participação de televisores sintonizados (14,7%), que as emissoras fechadas.
A medição refere-se ao PNT Geral, que inclui todas as formas de conteúdo consumidas nos aparelhos de TV monitorados pela Kantar Ibope Media no país.
A pesquisa, no entanto, apenas engloba todo o conteúdo que as pessoas assistem neste formato na TV. Outros aparelhos como celulares, tablets e computadores não entram nesta conta.
Estes dados são de todos os serviços juntos. Não foram divulgadas informações de plataformas isoladas. Apesar disso, é possível afirmar que a Netflix é o carro-chefe desse consumo.
Fontes ouvidas pela publicação afirmam que cerca de 15 milhões de brasileiros assistem os conteúdos do catálogo. O número de assinantes seria o mesmo ou até superior aos de clientes da TV por assinatura. O setor tem apresentado uma queda nos últimos anos, no que tinha cerca de 20 milhões de assinantes e hoje conta com cinco milhões de assinantes a menos.
A TV aberta, em contrapartida, segue invicta como o principal conteúdo consumido pelas famílias brasileiras. Segundo dados divulgados pelo Kantar Ibope Media, na faixa das 07h à 0h, mais de 60% dos aparelhos ligados estão sintonizados em algum canal da TV aberta.
Deste universo, a Globo representa mais de 30% desses aparelhos. Sendo que os canais do grupo também ocupam um espaço semelhante na TV Paga.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.