Tião Galinha (Irandhir Santos), que sempre foi um homem tranquilo e focado em realizar o sonho de ter um pedaço de terra, terá uma reação surpreendente ao ser acusado de cometer um crime. O ex-catador de caranguejo se tornará um dos principais suspeitos de ter roubado as safras de cacau das terras de José Venâncio (Rodrigo Simas).
Nos próximos capítulos da novela Renascer, trama escrita por Bruno Luperi, José Inocêncio (Marcos Palmeira) colocará a culpa do roubo das terras de Venâncio no roceiro após Egídio (Vladimir Brichta) inventar que os responsáveis foram os moradores do acampamento dos sem terra, onde justamente Tião Galinha está morando.
A essa altura, Tião Galinha já terá sido demitido da fazenda de João Pedro (Juan Paiva) e decidido a morar no assentamento. José Inocêncio cairá no papinho do vilão e chegará soltando os cachorros no acampamento. Ele questionará Dalva (Maria Zenayde) sobre a situação e ela dirá que não está sabendo de nada.
“Num sabêmo nada de seu cacau, não, sinhô… Que nóis também nunca invadîmo terra ninhuma”, responderá a idosa. “E tão atrás de que esse tempo aqui acampando?”, responderá ela. “E tão atrás de que esse tempo aqui acampando?”, perguntará o ricaço.
“Tâmo atrás de terra parada!”, dirá o roceiro. “E que a Justiça já indicô que tão disponivê pra reforma agrária”, responderá Dalva. “Que é que cê tá fazêno aqui, Tião?”, questionará Inocêncio. “Me ajuntei ao movimento, sô Deocreciano… Despois que vocês dispensôeu da fazenda”, contará o amado de Joana. “Veja só, Deocleciano, que azar o nosso? Dispensâmo Tião Galinha e, no dia seguinte, roubaram o nosso cacau!”, debochará o protagonista.
Tião Galinha tem reação surpreendente ao ser acusado
Tião Galinha ficará irritado com José Inocêncio e perguntará aonde ele quer chegar com essa conversa. O protagonista responderá que Tião sabe muito bem todos os caminhos das terras de Venâncio, insinuando que ele tem parte nos roubos de cacau.
“Fosse por mim, ieu tarra lá trabaiâno de graça, que as coisa que aprendî ni suas terranum tem dinhêro no mundo que pagasse! Se tem um defeito que Deus me deu nessa vida, sêo José Inocênço, foi num sabê robá! O sinhô pode revirá cada um desses barraco… Desde que tenha um documento que prove que tem esse direito”, falará Tião.